segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Idosos ou velhos?


Olá pessoas queridas !!!

Bom dia !!!

Vocês sabiam que hoje se comemora o dia nacional e internacional do Idoso? Eu não.
Só descobri, por que fui olhar na minha agenda, para ver quais seriam as 'datas' comemoradas em outubro, por que eu queria postar uma mensagem que não fosse sobre o dia das crianças, sempre tive este enfoque neste mês, e aí descobri esta data.
Isto e mais uma mensagem que recebi, me fizeram resgatar um texto, que havia lido há algum tempo, e também, me fez pensar nos meus pais, que não mais tão novinhos assim ...

Então, primeiro o texto,

Você é uma pessoa idosa, ou velha?
Acha que é a mesma coisa?

Pois então ouça o depoimento de um idoso de setenta anos:

Idosa é uma pessoa que tem muita idade. Velha é a pessoa que perdeu a jovialidade.

A idade causa degenerescência das células. A velhice causa a degenerescência do Espírito. Por isso nem todo idoso é velho e há velho que ainda nem chegou a ser idoso.

Você é idoso quando sonha. É velho quando apenas dorme.
Você é idoso quando ainda aprende. É velho quando já nem ensina.
Você é idoso quando pratica esportes, ou de alguma outra forma se exercita. É velho quando apenas descansa.
Você é idoso quando ainda sente amor. É velho quando só tem ciúmes e sentimento de posse.
Você é idoso quando o dia de hoje é o primeiro do resto de sua vida. É velho quando todos os dias parecem o último da longa jornada.
Você é idoso quando seu calendário tem amanhãs. É velho quando seu calendário só tem ontens.

O idoso é aquela pessoa que tem a felicidade de viver uma longa vida produtiva, de ter adquirido uma grande experiência.
Ele é uma ponte entre o passado e o presente, como o jovem é uma ponte entre o presente e o futuro. E é no presente que os dois se encontram.

Velho é aquele que tem carregado o peso dos anos, que em vez de transmitir experiência às gerações vindouras, transmite pessimismo e desilusão. Para ele, não existe ponte entre o passado e o presente, existe um fosso que o separa do presente pelo apego ao passado.

O idoso se renova a cada dia que começa. O velho se acaba a cada noite que termina. O idoso tem seus olhos postos no horizonte de onde o sol desponta e a esperança se ilumina.

O velho tem sua miopia voltada para os tempos que passaram. O idoso tem planos. O velho tem saudades. O idoso curte o que resta da vida. O velho sofre o que o aproxima da morte.

O idoso se moderniza, dialoga com a juventude, procura compreender os novos tempos. O velho se emperra no seu tempo, se fecha em sua ostra e recusa a modernidade.

O idoso leva uma vida ativa, plena de projetos e de esperanças. Para ele o tempo passa rápido, mas a velhice nunca chega.

O velho cochila no vazio de sua vida e suas horas se arrastam destituídas de sentido.

As rugas do idoso são bonitas porque foram marcadas pelo sorriso. As rugas do velho são feias porque foram vincadas pela amargura.

Em resumo, idoso e velho são duas pessoas que até podem ter a mesma idade no cartório, mas têm idade bem diferente no coração.

* * *
A vida, com suas fases de infância, juventude, madureza, é uma experiência constante.

Cada fase tem seu encanto, sua doçura, suas descobertas. Sábio é aquele que desfruta de cada uma das fases em plenitude, extraindo dela o melhor. Somente assim, na soma das experiências e oportunidades, ao final dos seus anos guardará a jovialidade de um homem sábio.

Se você é idoso, guarde a esperança de nunca ficar velho.

Fonte: Momento Espírita


Linda esta mensagem, né? Vale muito para refletirmos se estamos nos tornando velhos ou idosos. Eu espero ser uma idosa ... chatinha, mas idosa, nada de velha para mim!!
E, eu tenho o privilégio de ter dois idosos em casa, que, apesar da idade avançada, eles ainda sonham e lutam para realizar, o sonho deles, e os nossos. E eu espero ainda te-los por muito, muito tempo perto de mim. Para serem a minha inspiração e o motivo de querer ser alguém melhor todos os dias, ou seja, idos, não velha.

E mais uma mensagem, que recebi estes dias, que trazia este cabeçalho: "Há momentos em que palavras são desnecessárias"

Vejam:
















Incríveis as imagens, não é mesmo ... transmitem vários sentimentos ... ao menos, eu senti várias coisas diferentes ao observar todas elas.

E a mensagem se encerra assim:

" ...  O fantástico da vida é estar com alguém que sabe fazer de um pequeno instante um grande momento...

 Afinal a vida é curta demais, cabe a cada um aproveitar todas as oportunidades.
Nossas escolhas são opcionais, o retorno delas são conseqüências.
Ame, sorria, viva e agradeça por mais um dia. "

  E é isto que eu desejo a todos, grandes momentos, e muitas oportunidades para curtir a vida ao lado daqueles quem vocês amam.   E que cada novo dia, deste novo mês, venha repleto de sorrisos, alegria, felicidade e memórias inesquecíveis !!!   Bjs,

3 comentários:

  1. Lindo Ana! Me emocionei para variar...
    Quando temos pais idosos temos a dimensão da beleza e força que estas pessoas têm. Que sejam todos muito abençoados!
    bjkas da Paty

    ResponderExcluir
  2. Lindo texto!
    bj

    Ps. AnaLu, em outubro também é feita a comemoração do outubro rosa (campanha contra o câncer de mama)bem interessante

    ResponderExcluir
  3. Oi Ana
    Que legal o seu blog...o seu texto sobre idosos e o mais importante a mensagem que nos traz: Agradecer nosso dia a dia ,nossa saúde, nossa VIDA.Adorei.....

    ResponderExcluir

Oba !! Adoro comentários !!

Obrigada !