Glossário

Olá pessoas queridas !!

Aqui nesta página, vocês encontram reunido todo o glossário do scrapbooking.
Não é super completo, mas a medida que acho alguma nova, procuro atualizar aqui.

Quer saber como tudo iniciou? Passe AQUI, no post de apresentação do Glossário!




ABR – Ferramenta “Brush” nativa do Photoshop e Photoshop Elements.

Accent - É qualquer enfeite que colocamos nas páginas de scrapbooking. Podem ser feitos de papel, botões, miçangas, e qualquer outro material.

Acetato - Folha fabricada em plástico ácido que, com o decorrer do tempo, causa a deterioração e o desbotamento de fotos, papéis e documentos.

Acid – Ácido. Substância química que faz com que o papel e a fotografia se deteriorem com o tempo.

Acidez - Inimigo número 1 das fotografias. Procure sempre utilizar material sem acidez (acid-free) com as fotos. Se não for possível utilizar todo o material sem acidez, procure fazer com que o material com acidez não esteja em contato direto com as fotos. Em geral, se o produto usado não indica se é sem acidez, provavelmente ele possui acidez.

Acid Free - Termo usado quando um produto contém um nível de pH acima de 7.0. Um produto acid-free é livre de acidez e seguro para ser usado em scrapbooking.

Acid Migration - É a transferência da acidez de um item para outro através do contato de um produto livre de acidez com um produto ácido.

Acrilic Paint - Tinta acrílica que pode ser utilizada para pintar papéis, metais e outros enfeites que compõem uma página de scrapbooking.

Action – Aplicativos de programas gráficos que efetuam efeitos em “ações”. Facilitando o trabalho do designer.
Adhesives – Adesivos. Colas, fitas adesivas ou qualquer outro produto que faz com que dois elementos fiquem grudados.

Adesivo não permanente - Adesivo que pode ser descolado sem causar danos. O mesmo que reversible adhesive.

AF/LF (Acid-free/lignin-free) – Descreve produtos que são “seguros” para uso.

Aging - Técnica que consiste em fazer com que alguma coisa pareça envelhecida, amarelada e antiga.

Álbum – É um fichário ou livro onde é possível a colocação de páginas de scrapbooking. Podem ser de diversos tamanhos, modelos e formatos, variando inclusive a forma como são acondicionadas as páginas de scrapbooking.

Álbum 3-Ring-Binder - Álbum do tipo fichário que possui três anéis, onde se pode prender folhas de plástico protetoras para organizar as páginas de scrapbooking.

Álbum ABC - Álbum em que se procura desenvolver o tema principal com palavras ou adjetivos começando com todas as letras do alfabeto.
Por exemplo, para fazer um álbum da filha, a mãe poderá explorar cada página com palavras tais quais: A - amável, amiga, adorável...; B - bela, bondosa, baixinha, ...; C - carinhosa, cuidadosa, e assim por diante.

Álbum (ou Página) Cronológico(a) - O álbum cronológico é organizado de acordo com o tempo (ordem, período) em que as fotos foram tiradas. Assim, as fotos mais antigas aparecem antes das mais recentes.

Álbum Decorado - Também conhecido como "Álbum de Memórias", tem origem na palavra inglesa "Scrapbook", cuja tradução ao pé da letra significa "livro de retalhos". Neste álbum, além de fotos, procuramos complementar o tema com enfeites, lembranças e textos para documentar o evento.

Álbum Espiral - Álbum encadernado com arame espiralado geralmente sem plástico e número de páginas pré-definidos. Esse tipo de álbum é geralmente utilizado quando se deseja fazer páginas sobre um tema único.

Álbum Magnético - Esses álbuns não são realmente magnéticos. Eles possuem uma camada adesiva na página aonde se afixa as fotos, e o protetor de página (de plástico) é usado para cobrir as fotos, expondo-as a restos de adesivo do protetor. Alguns desses álbuns possuem acidez e lígnia. Outros se dizem seguro para as fotos (photo-safe). De qualquer forma, é bom evitá-los nem que seja por causa da fina camada de adesivo que ficará sobre as fotos.

Altered/Altering – Item alterado através de alguma técnica de scrap. Por exemplo, um LO em um CD.
Altered book - Técnica especial onde se usam livros antigos como base para o scrapbooking, ao invés de papel.

Álbum Temático - Álbum feito sobre um único tema. Os álbuns temáticos mais comuns geralmente são sobre aniversário, amor, Natal, bebê, viagens, etc.

Alcalino - Substâncias alcalinas possuem solução nutritiva com alto nível de pH, superior a 7.0. Produtos alcalinos são utilizados para neutralizar a acidez.

Aplique - Colocação de pedaços de tecido para formar um desenho específico.

Archival - Termo usado para descrever uma técnica ou produto usado para preservar artefatos, recordações e outros itens.

Archival Mist - Produto utilizado para tornar o papel livre de acidez.

Archival Quality - Termo sugerido quando queremos dizer que uma substância ou produto é quimicamente estável, durável e permanente. Na prática, significa que a qualidade do produto é adequada para o arquivamento e a preservação.

Artist Trading Cards - São os famosos ATC’s, pequenos cartões (medindo aproximadamente 6.5 x 9cm) feitos com o propósito de serem trocados com outras pessoas. Estes cartões também podem ser usados como enfeites de páginas, altered books, etc.

Awl - Ferramenta pontuda que serve para fazer furos em couro e outros materiais



Background Paper - Papel usado como base de uma página de scrap, cartões, tags, etc.

Bazzil - marca americana de papéis, que produz cardstock de várias cores e espessuras, e que é praticamente sinônimo de papel liso para scrapbooking nos EUA.

Beads - Miçangas, letras pequenas, canutilhos e/ou cristais, usados com enfeite.

Bind-it-all (BIA) – Equipamento utilizado para encadernação de álbuns e mini-álbuns.

Bleach Pen - Caneta a base de água sanitária utilizada para descolorir papéis, tecidos, etc.

Blending Pencil - Ferramenta usada para mixar as cores do lápis de cor aquarelável, criando diferentes tonalidades.

Blocos de acrílico – Ferramentas de acrílico que auxiliam na utilização de Clear Stamps. O carimbo “cola” no bloco permitindo assim sua utilização.

Boleador - Ferramenta para fazer relevo em papel.

Border – Borda. É todo o contorno que margeia uma página e que pode ser enfeitado de diversas formas.

Bow - laço.

Brads - colchetes também chamados bailarinas, usados para fixar algum item (uma tag, por exemplo) ou mesmo para enfeitar o LO.

Brag book - Pequeno álbum de fotografias. Alguns são temáticos.

Book of me - álbum feito para contar a própria história, através de fatos e fotos, a partir de um roteiro básico.

Book os Us - álbum feito para contar a história de sua família e amigos, através de fatos e fotos, a partir de roteiros pré-estabelecidos.

Bookplates - plaquinhas de metal, com abertura central para colocação de identificação, semelhantes às usadas em livros e álbuns.

Bosher - Reforço de furos feitos em papel. Os furos internos podem ter medidas variadas, sendo as mais comuns as do tamanho de ilhóses (1/16", 1/8" ou 3/16").

Brayer - Rolo de borracha utilizado em conjunto com uma almofada de carimbo para criar fundo de páginas de scrapbooking, cartões, enfeites, etc. Também pode ser usado para remover bolhas de ar das superfícies coladas com papel.

Buffered - Para simplificar, um papel que se diz "buffered" possui um grau de acidez negativo. Ou seja, ele consegue conter um pouco a acidez de outros materiais (ou de si mesmo com o passar do tempo - veja mais em "lignia").

Buttons – Botões. Podem ser de várias cores, materiais e formatos. Alguns já vêm com a linha entrelaçada em seus orifícios. Podem ser adesivados, ou não.



Calligraphy - Letra manuscrita, rebuscada.

Canetas Copics – Canetas de diversas cores utilizadas para pintar carimbos.


Caneta-Gel - Caneta de de ponta média utilizada para escrever o journaling das página de scrapbooking, decorar enfeites, etc. Encontrada em uma grande gama de cores.

Caneta Teste de pH - Instrumento em formato de caneta utilizado para testar a acidez do papel e para saber se este é alcalino ou se possui pH neutro.

Cardstock - Papel liso e e colorido na massa , geralmente usado como base em páginas de scrapbooking, cartões ou outros projetos. O cardstock pode ser encontrado em diversas cores e gramaturas.

Cardboard – é o papelão corrugado, muito usado em embalagens. No scrapbooking digital é usado em
detalhes para enfeitar, com a parte corrugada aparecendo.

Carimbeiras – Almofadas com tinta para carimbos.

Carretilha - Ferramenta serrilhada nas pontas usada para marcar o local onde se deseja cortar ou costurar.

Cerâmica Plástica (Polymer Clay): Massa à base de acrílico, usada para produzir peças de bijuteria e outros enfeites. Conhecida também nas marcas FIMO e SCULPEY.

CHA – Craft and Hobbies Association. Feira anual de lançamentos de materiais para scrapbooking e artesanato. Criada em 2004, a feira acontece nos E.U.A. em duas edições, uma no início do ano, no inverno, chamada de CHA Winter e outra no verão, chamada de CHA Summer.
https://www.craftandhobby.org/

Chalk - Técnica que deixa a página com efeito de sombra, envelhecimento, iluminação ou sujeira. Este efeito é feito através de pasta colorida ou giz pastel. Veja também "Giz Pastel".

Chalking- - Arte de usar chalks para enriquecer e valorizar as páginas de scrapbook.

Charms - berloques ou detalhes tipo plaquinhas, que são pendurados nas páginas para decorar.

Chipboard – Material similar ao papelão porem mais duro. Na maioria dos casos o chipboard não é acid-free. Pode ser adquirido em placas ou cortes com formatos e formas de letras do alfabeto e numeros, ou ainda já colorido ou coberto com papel. Chipboards dão dimensão e um ótimo aspecto decorativo ao LO. Aqui no Brasil também é encontrado como papelão Horle.

Circle Journal - Álbum que vai sendo feito por um grupo de pessoas enquanto circula entre elas. Cada pessoa faz uma página, a partir de um tema pré-definido ou não. No final, o álbum retorna para a pessoa que o iniciou. É comum ser feitos vários ao mesmo tempo, cada um lançado por uma pessoa do grupo, para que, no final, cada membro tenha seu exemplar.

Circle-cutter - Cortador que corta o papel em círculos de tamanhos variados.

Clear Stamps – Carimbos de silicone que devem ser utilizados juntamente com Blocos de acrílico. Esses carimbos aderem temporariamente ao bloco, permitindo sua utilização.

CK Creating Keepsakes (tradução literal: Criando Recordações) - Conhecida e renomada revista americana voltada ao universo do Scrapbooking. Pode ser encontrada no mercado brasileiro específico ou encomendada diretamente no site da editora: (www.creatingkeepsakes.com).

CK OK - Creating Keepsakes Okay. Selo de aprovação de qualidade encontrado nos produtos para scrapbooking. Este selo é certificado pela Creating Keepsakes, renomada revista americana. Produtos que possuem esse selo são considerados seguros para a prática de scrapbooking.

CKU - Creating Keepsakes University. Grande evento com curso intensivo promovido e realizado pela revista Creating Keepsakes onde são realizados muitos cursos, lançamentos de novos produtos etc. A CKU é itinerante, ou seja, é realizada em várias cidades dos Estados Unidos e em algumas outras de outros países. Este evento geralmente conta com a presença de designers famosos no mundo do scrapbooking.

Clikit - Ferramenta para ilhós que dispensa o uso do martelo. Funciona sob pressão e pode ser usada para fazer o furo e posteriormente fixar o ilhós na página. (http://scrapbooking.about.com/library/weekly/blcooltools2.htm)

Clip Art - Figuras, pequenas imagens ou desenhos que podem ser utilizados para enfeitar páginas, cartões ou tags.


Clothespins - Mini-prendedor de roupas utilizado para pendurar e decorar tags, fotos, enfeites, letras, fitas etc.

CMYK - É a abreviatura do sistema de cores subtrativas formado por Ciano (Cyan), Amarelo (Yellow), Magenta (Magenta), e Preto (black). É utilizado em meios que têm fundo branco, como as impressões em papel. CMY é a mesma coisa, porém sem a cor preta. O resultado da sobreposição das três cores, na impressão gráfica, é uma cor intermediária entre o cinza e o marrom; por isso mesmo considera-se o preto a quarta cor primária.Para Impressão de Livros ou qualquer outra coisa que seja impressa, é usada esta combinação. É o famoso “Azul, Vermelho e Amarelo” que nós brincávamos quando éramos crianças misturando as tintas para obter cores novas. (http://pt.wikipedia.org/wiki/CMYK)


Collab ou Collaborative Kit – Kits colaborativos criados pelas designers de uma mesma loja. Também podem contar com designers convidadas (Guest Designers) de outras lojas.
Collage - Composição artística feita da colagem de diferentes materiais como tecidos, papéis e outros materiais.

Colluzzle - Marca de gabaritos feitos para cortar figuras com um estilete e um tapete de espuma especial.

Color Blocking - Técnica parecida com o mosaico, também conhecida como Bloco de Cores, que utiliza blocos de papéis coloridos ou fotos para compor um layout de scrapbooking.

Color wheel - Circulo cromático utilizado para a escolha das cores que irão compor um layout.

Colorplus - Papel não acid-free, disponível em várias cores e texturas no Brasil. É usado principalmente na confecção de cartões artesanais e confecção de álbuns de fotografia dado seu preço mais acessível.

Conchos (abraços) - Círculos, quadrados ou triângulos coloridos, que são fixados por trás como as bailarinas, e servem de moldura para letras e palavras.

Confete - Também chamado de "punch", são aquelas figuras de papel em vários formatos, feitas com os furadores de papel.

Cores Análogas - Qualquer cor que esteja próxima de outra no círculo cromático.

Cores Complementares - Cor que é diretamente oposta à outra no círculo cromático.

Cores Primárias - cores puras que não podem ser obtidas a partir de mistura de outros pigmentos. São primárias as cores azul, vermelha e amarela.

Cores Secundárias - criadas a partir da mistura das cores primárias. São o verde, o laranja e o violeta.

Cores Terciárias - cores intermediárias formadas a partir da mistura de cores primárias e secundárias. Exemplo: verde-azulado.

Corners (Photocorners) – Cantoneiras. Material utilizado para fixar fotos em álbuns de fotografia. Pequenos pedaços de papel são encaixados nos cantos das fotos e fixados no álbum. A foto fica encaixada, eliminando a necessidade de usar adesivo em sua fixação na página.
Podem ser comprados prontos ou confeccionados com os papéis de acordo com o tema da página.

Corner-Edger Scissors - Tesouras específicas para cortar cantos. Cada par destas tesouras podem criar quatro tipos de cantos.

Corrugated paper - Papel grosso, ondulado, disponível em várias cores.

Corrugador - Ferramenta para criar relevos secos, composto por dois rolos de borracha, com uma imagem pré-definida, que dará o ao papel o relevo escolhido.

Cricut Machine – Uma máquina de corte para criar os mais diversos cortes para o Artesanato, Scrapbook, técnicas escolares e trabalhos manuais

Crop - Ato de cortar ou dar formas a uma foto.

Crop-a-dile – Ferramenta para colocação de ilhoses. Similar a um alicate, esta ferramenta permite a furação e aplicação de ilhóses no tamanho 1/8" e 3/16. Tem um alcançe limitado na versão alicate. Já a versão Big Bite permite que o ilhós seja aplicado em qualquer lugar de uma página em tamanho 30x30 cm.

Crop day / Crop night – Confraternização ou encontro entre pessoas para trocarem idéias, sugestões ou, simplesmente, fazerem scrapbooking.

Cropping - Arte de cortar ou enfeitar fotografias, de modo a dar enfoque às partes principais.

Crumple - Efeito de página amassada.

Crumpling - Ato de amassar, enrugar ou dobrar o papel para criar uma textura.

CT Call - Chamado para time creativo. É quando uma designer abre um chamado para seu time de criação, selecionando scrappers para criarem layouts com seus produtos.
Customizar - Modificar ou decorar deixando com aparência própria e exclusiva.

Cutting Mat ou Placa de Corte - Base utilizada para fazer cortes retos no papel, com marcações em centímetros ou milímetros para facilitar as medições e proteger a mesa de trabalho.


Dauber - Pequena carimbeira usada para "untar" parcial ou totalmente a estampa dos carimbos.


Dauber Duo - Carimbeira dupla em formato de aplicador, com tintas de diferentes cores em cada uma das duas extremidades

Deacidification - Processo onde se utiliza uma reserva alcalina alta para aumentar o pH do papel, neutralizando a acidez existente e prevenindo que o papel se torne ácido novamente.

Deacidification Spray - Spray que neutraliza a acidez de papéis, documentos, etc .

Debossing - baixo relevo.

Decalque - Também chamado de Rub-on ou Transfer.

Decorative-edged scissors - Tesouras com fios decorativos diversos, utilizadas para enfeitar as bordas de papéis e outros elementos.

Design - Organização visual das fotos, enfeites e journaling (anotações, diário) que constituem uma página finalizada.

Designer - Profissional que desenha ou cria as estampas dos papéis e outros elementos. Esta denominação também é conferida, no Scrapbooking, aos profissionais que elaboram o design de uma página ou projeto.

Die Cuts - São figuras pré-cortadas de papel que podem ter vários formatos e tamanhos.

Die Cut Machine - Máquina usada para se cortar os die-cuts. Ver também Sizzix e die cuts .

Die Ink - Almofada de carimbo (carimbeira) a base de água que possuí secagem rápida (geralmente desbota com o tempo).

Dingbats - Fontes de computador compostas por desenhos, figuras ou mesmo fotos vetorizadas. Estas fontes podem ser utilizadas ao digitar-se, pelo teclado. Cada letra do teclado equivale a uma figura.

Distressed paper - Papel amassado, gasto ou envelhecido, com a ajuda de técnicas e materiais especiais como lixa, água, tintas, etc.

Distressing - Técnica que consiste em fazer com que alguma coisa pareça bem usada, gasta, um pouco “suja”, estragada e desbotada.

Distress Ink - Almofada de carimbo (carimbeira) a base de água utilizada para dar um aspecto envelhecido e com aparência de usado às páginas de scrapbooking, cartões, tags, etc.

DL – Download

Doodles / doodling - Figura, desenho ou rabisco desenhado ou escrito despretensiosamente; arabesco. Tipo de desenhos que caracterizam o estilo Freestyle.

Double-Mount - Consiste em um fundo ou background feito com dois papéis diferentes para fixar uma fotografia.

DPI (Dots Per Inches) - Pontos por polegada. Resolução de imagem para impressão. Em scrap normalmente é utilizado o valor de 300 dpi´s, para impressão ou revelação como foto.

Dry-embossing - Técnica de relevo através de pressão (Veja "Relevo").

Dye - Produto em pó solúvel em água, similar a anilina. Encontrado em diversas cores, ele é utilizado para colorir papéis e outros materiais.

DYI – Sigla para o termo “Do It Yourself” que quer dizer, ‘faça você mesmo’. Geralmente acompanhado de fotos e demonstrativos/tutoriais, de como fazer determinada coisa.

Dymo - Rotuladora manual que serve para escrever palavras em relevo para colocar nas páginas de scrapbooking, como enfeite ou no journaling.



Edge Brushing - Ato de passar a almofada de carimbo nas bordas do papel. É uma das formas mais usadas para se conseguir o efeito distressed.

Elementos visuais - Os elementos visuais em uma página de scrapbooking são fotos, título, bloco de journaling e enfeites.

Embellishments - São os enfeites que colocamos nas páginas. Estes podem ser feitos com adesivos (stickers), die-cuts, punch-art, arame, miçangas, linha de bordar, botões, e o que a sua imaginação permitir.

Embossed Stickers - São adesivos que possuem relevo.

Embossing - Ou  "relevo", é uma técnica usada para produzir efeitos de 3D no papel. O relevo pode ser feito através de: (1) Pressão (com um stylus ou boleador e um stencil metálico); ou (2) Calor (com o uso de carimbo e pó para relevo/"embossing powder").

Embossing Heat Gun - Aquecedor similar com um secador de cabelos utilizado para derreter o pó de relevo e aderi-lo ao papel. Simultaneamente isto forma uma imagem em relevo. (Alerta: Não deve ser usado como secador de cabelo !)

Embossing Powder - Pó fininho utilizado para fazer relevo a quente.

Estilete - Usado para cortar o papel, juntamente com uma régua de metal e uma placa de corte.

Eyelets – Ilhós. Enfeite metálico geralmente usado para prender papel e outros elementos juntos.

Eyelet Hole Punch - Ferramenta utilizada para perfurar o local onde se deseja prender o ilhós.

Eyelet Setter - Ferramenta utilizada para prender ilhóses.


Fibers - Linha especial usada para decorar páginas de scrapbooking, cartões, tags, etc.

Fine & Chisel Pens - Canetas com duas pontas, uma fina para escrita e outra chanfrada para caligrafia ou desenhos.

Fio de cabelo - Ferramenta usada na encadernação, também conhecida por 'corta-cantos'

Fita-banana - Fita adesiva dupla-face com espuma no interior, usada para dar destaque a certos elementos da página, elevando-os.

Flipar - Flipar a imagem é o mesmo que inverter/virar a imagem. Podemos flipar na horizontal ou na vertical.

Flower(s) - Flor(es)

Foam Stamp - Carimbo feito de borracha do tipo E.V.A.

Focal Point - Ponto focal da página de scrapbooking. É o elemento (principal elemento) para onde nossos olhos convergem na página.

Fonts – Fontes. Tipos de letras de computador.

Frames - Molduras onde normalmente são inseridas as fotos.

Freebies - São os materiais disponibilizados para download gratuito. Podem ser kits completos, quick pages ou elementos individuais.

Free Style - Estilo livre. Tendência estilo romântica, contemporânea e moderna. A maior característica do estilo é a mistura de elementos e estilos existentes, com retalhos de papeis, acessórios, canetas, cores alegres e brilhantes. Escritas de próprio punho, muitos doodles e rabiscos, muito journaling, desgate de papel, tinta, carimbo em fotos, o free style proporciona liberdade mixando estilos e materiais.
Colocação de objetos que harmonizam o projeto final, terminando como uma obra de arte e deixando um pouco de lado o registro da memória e lembranças. O mais importante neste estilo é a criatividade e um mix de estilos e materiais, onde apenas a imaginação impera.

Free style ‘Anything Goes’ – A tradução já diz tudo...”vale o que vier” inclui vários elementos que não fazem parte do mundo do scrap...papelão ondulado, plástico bolha, material de confeccção de bijuterias e uma infinidade de opções e ausência de material acid free.

Free style ‘Crafty’ - como craft, anything goes, eclético e mixed media. No craft usa uma textura mais rústica, com técnica artística mais moderna e atuais, onde o foco maior é a foto.

Free style ‘Ecletic’ - É o mais próximo usado pelas scrappers brasileiras... onde usam e abusam da criatividade e liberdade para eternizar e preservar momentos.

Free Style ‘Mixed Media’- Usado com materiais de artista plástico, design gráfico, ilustração e colagens...

Furador de Papel - Também chamado de "perfurador" ou ainda "punch", é uma ferramenta para cortar uma figura decorativa do papel. A forma de manusear um furador é parecida como a de um grampeador, só que ao invés de grampear o papel, o furador fará um buraco em um formato específico. São com esses furadores que se faz "punch art".


Gabarito – Também conhecido como Template. É uma régua-molde utilizada para se marcar os contornos dos desenhos. É usado também para marcar os pontos de corte e/ou dobras de alguns elementos. Existem também os gabaritos de costura onde se tem um molde de furações para posterior costura à mão.

Gel Medium - É uma substância de dispersão acrílica com a espessura de gel de cabelo. O gel medium vem em uma variedade de espessuras e propriedades, mas a sua finalidade básica é alterar a consistência ou a aparência de tinta acrílica. Também pode ser utilizado para dar mais brilho às pinturas feitas com tintas acrílicas, sempre misturando o gel com a tinta antes de aplicá-la. Solúvel em água.

Genealogia - Estudo da descendência de uma pessoa ou família através de seus ancestrais, e geralmente envolve o desenho da árvore da família (árvore genealógica).

Gesso acrílico - Definido como sendo um primer*, é indicado para preparar uma base estável, em tecidos (algodão cru, lona, brim, etc ) e outras superfícies porosas (madeira, cerâmica, papel, papelão, etc), para pintura com tintas a óleo ou acrílicas e colagens, evitando uma absorção em demasia a tinta e contribuindo para uniformizar seu efeito e manter os tons das cores. Bastante flexível, pode também ser utilizado para corrigir imperfeições e para criar efeitos de relevo em peças de madeira, gesso, cerâmica etc. Solúvel em água, tem acabamento opaco e secagem rápida.
* primer: Fundo base, que é a camada essencial a qualquer pré pintura, ela garante a aderência da tinta a superfície que se deseja trabalhar.
Giz Pastel – Bastonete de pintura opaca e macia utilizado para colorir diversos materiais. Este produto possui grande poder expressivo e pode ser aplicado sobre papel ou tela. O giz pastel é similar ao pastel seco usados em trabalhos artísticos, porém mais macio.

Glass accent – Adesivos transparentes de letras ou figuras com toque envidraçado.

Glass Beads – Vidrilhos.

Glossy acents - É uma cola relevo tridimensional com acabamento brilhante. Usado para acentuar, iluminar, dimensionalizar e ampliar áreas distintas em qualquer trabalho de scrapbook ou artesanato em geral.
Glossy Paper - Papel de qualidade, brilhante, para impressão de fotos. É projetado para fazer fotos impressas nítidas, vibrantes e mais como uma fotografia tradicional. O seu manuseio deve ser cuidadoso pois pode rapida e facilmente ficar marcado por impressões digitais e sujeira.

Glue dots - São pontos de cola dupla face que aderem instantaneamente a qualquer superfície. Disponíveis em vários formatos/tamanhos podem ser permanentes ou removíveis. Muito usados para a fixação de botões e metais. Podem ser encontrados de várias marcas, mas a mais conhecida se chama mesmo com “Glue Dot”, que é uma marca registrada. http://www.gluedots.com/glue.html

Guilhotina ou 'Trimmer' – Ferramenta utilizada para cortar papel.

GC ou 'Gift Card' – Vale-presente

Ghost Shapes – formas feitas com acetato ou transparência. Muito usado no scrapbooking artesanal.


Hammer ou Martelo – Ferramenta usada para fixar os eyelets / ilhóses.
Handmade Paper – Papel reciclado artesanal, feito a mão. Geralmente mais irregular e com texturas naturais como flores e folhas.

Heading – Cabeçalho ou título da página que explica o tema do layout.

Heat Gun – Ferramenta que emite calor, mas não ar. Este instrumento, muito similar a um secador de cabelos, é usado para aquecer e derreter o pó de emboss. Utilizado na técnica de relevo a quente.
Obs.: Este instrumento não sopra vento quente, apenas aquece o local onde é aplicado.

Hot Emboss / Relevo Quente – É uma técnica utilizada para se fazer relevo onde é necessário carimbeira especifica, pó de emboss e o Heat Gun para se derreter o pó e obter o efeito de relevo.

Hybrid Scrapbook – Scrapbook onde elementos digitais são usados em conjunto com elementos tradicionais de scrapbooking.

Hybrid Scrapbooker – Scrappers que criam LOs de forma tradicional e também curtem a criação de Scrap digital.
Quer um exemplo perfeito de scrapbook híbrido? Dá uma olhadinha no blog da Ro Miqueleto!!

Heritage – Herança, algo que foi herdado; patrimônio; legado; costumes e tradições passados de geração a geração. Mas também é um estilo de design.Um exemplo são os com aparência envelhecida, antiga ou usada. Kits com chaves e relógios antigos, metais envelhecidos, árvores genealógicas, muito chalk e ink etc.


Idea Book – Livro de idéias e sugestões para SCRAPBOOKING, geralmente sobre algum tema específico ou sobre como utilizar um produto específico.

Ink - Tinta. Um material fluido, semi-líquido, gel ou pasta que contém corantes e utilizado em canetas, pincéis e esponjas para desenho, escrita, estamparia e impressão. As tintas para cada um destes efeitos diferem uma da outra na sua composição e propriedades físicas.
Inert ou Inerte - Um material que é estável e não reage com ele mesmo, o meio ambiente, ou quaisquer outros materiais que o rodeiam. Quando o termo inerte é usado, procure sempre informações, tais como: inerte ao quais materiais, em que condições, e por quanto tempo, etc


Iris Folding – Técnica, originária da Holanda, onde pedaços de papel, lisos ou decorados, são dobrados e fixados ou colados para formar um desenho pré definido através de um molde

Ice Sticles – Cola glitter da Ranger Inc., com uma paleta de 12 cores, é uma cola com um gliter um pouco maior e mais acentuado, que faz complemento à linha de cola Stickles.

Inked Edges – é aquele efeito de quando a gente passa carimbeira (almofada para carimbo especial para uso em scrapbooking e artesanato) na borda dos elementos, deixando a tinta borrada. Conhecido também como "distress".

ISO - É a abreviatura para 'International Organization for Standardization', que é uma organização que desenvolve padrões de produção e desempenho para uma ampla variedade de indústrias, incluindo a fotografia.


Journal ou Journaling – Importante complemento de uma página de Scrapbook que descreve detalhes sobre a fotografia através de cabeçalhos, títulos, poemas, canções ou histórias. É o texto que escrevemos sobre as emoções e informações importantes do momento em que as fotos foram tiradas. No journaling é muito importante conter dados como: Onde a foto foi tirada, quando, o que acontecia no momento da foto etc. É provavelmente a parte mais importante do álbum de memórias.

JBR – Ferramenta ‘Brush” nativa do Paint Shop Pro.



KMA – Abeviação para Keeping Memories Alive, uma marca de produtos para Scrapbooking


Lamination (laminação) - Item 'ensanduichado' entre duas peças de folhas transparentes adesivas. Muitas vezes usado para proteger documentos frágeis e fotos.

Layer - Camada. Nos programas como o PS, PSP e PI, cada item adicionado corresponde a uma camada diferente, onde pode-se manipular cada uma individualmente.
Layering - Técnica de se fazer várias camadas com o papel, sobrepondo uma folha a outra, criando um efeito de "escada" ou "degrade".

Layered Template ou LT - Arquivo em formato PSD (Photoshop) formado por diversas camadas e usado para criar layouts. É como se fosse uma página pronta, porém nesta você pode escolher os papéis e elementos da sua preferência para montar. Pode inclusive mudar a posição de cada camada criando assim várias páginas com o mesmo template.

Layout (LO) - É um esboço mostrando a distribuição física e tamanhos de elementos como texto, gráficos ou figuras num determinado espaço. Também utilizado para referir-se à página de scrap propriamente dita.

Letter Templates – Régua, com formato de letras, feita de plástico ou metal.

Light Box (Caixa de luz) - Uma mesa pequena, ou caixa com uma lâmpada instalada, onde a luz utilizada para gravação de relevo seco (dry emboss) ou visualização negativos. Pode ser elétrico ou usar baterias/pilhas.

Lightfast (resistente à luz) - O material colorido que resiste ao desbotamento, mesmo quando exposto à luz natural ou artificial.
Light stability (Estabilidade à luz) – É a capacidade de um material para resistir à degradação quando exposto a luz. Os materiais que não são estáveis a luz podem tornar-se frágeis, descolorados, e reagir negativamente com materiais vizinhos (os itens podem aderir uns aos outros, tornarem-se pegajosos, elástico ou flexíveis, através de ‘sangramento’ ou manchar o outro item).
Lignin Free (Livre de lignino)– Papel livre de lígnia que pode conter, no máximo, 1% desta substância (lignino.).

Lignino, Lígnia ou Lignin – A lígnia é uma substância ácida natural presente na madeira. É um tipo de fibra encontrada em várias plantas e madeiras que servem para dar rigidez e força a estas. A lígnia (presente em papéis e outros produtos) irá, com o passar do tempo, tornar estes materiais ácidos, desbotando-os e enfraquecendo-os. O ideal é que sejam lignin-free.

LSS – Abreviação para “Local Scrapbook Store.”, ou loja local de scrapbook


Mackinac Moon - Marca de produtos para scrapbook


Magic-mesh - Enfeite que imita uma rede plástica ou tela

Magnetic Album (Álbum magnético) - Um álbum de fotos que usa um adesivo especial para manter as fotografias no lugar e cria estática para a capa da página de plástico para se colar. Estes álbuns não são adequados para o scrapbook

Magnolia Stamps - Marca de carimbos sueca, tendo como personagens principais os carimbos Tilda e Edwin.
Making Memories - Marca de produtos para scrapbook

MAMBI – Abreviação para Me and My Big Ideas uma marca de produtos para scrapbook

Margie Romney-Aslett - Marca de produtos para scrapbook

Marie Osmond - Marca de produtos para scrapbook

Martha Stewart Crafts - Marca de produtos para scrapbook

Marvy Uchida - Marca de produtos para scrapbook

Mask - Máscara que é usada para dar formas ou para esconder algumas partes da foto ou mesmo de algum papel.

Masking - Técnica de cobrir um item (ou uma porção dele) para evitar que seja pintado com chalk ou tinta, ou até mesmo manchado, durante o uso de tintas no trabalho

Mat – Moldura ou base colada atrás da fotografia (Tapete da foto). Podendo estar cortada no mesmo formato. É usada para destacar a foto e separá-la da página de base

Matte or Matting - Uma superfície que não tem aparência/acabamento brilhante. Ou seja, a sua aparência é fosca

Matting – Técnica utilizada para destacar a foto ou outro elemento adicionando uma borda a eles

May Arts - Marca de produtos para scrapbook

Maya Road - Marca de produtos para scrapbook

MBI - Marca de produtos para scrapbook

McGill - Marca de produtos para scrapbook

Melissa Frances - Marca de produtos para scrapbook

Melody Ross - Marca de produtos para scrapbook

Melt Art - Marca de produtos para scrapbook

Memorabilia – Certificados, documentos e outros itens que contam uma história. Podem ser também souvenirs de viagens, entradas de eventos especiais, peças de ocasiões especiais e eventos históricos, ou qualquer detalhe que seja importante para a nossa memória

Memories In Uniform - Marca de produtos para scrapbook

Memory Works - Marca de produtos para scrapbook

Mesh – Tecido decorativo sintético, parecido com tela, e encontrado também auto-colante. É usado para decorar as páginas de scrapbooking e em outros projetos com papel

Metais – Peças decorativas em metal, utilizadas na decoração de páginas e altereds. Existem muitos tipos de peças em metal, como por exemplo: frases, cantoneiras, palavras, letras, números, plaquinhas, molduras, passa-fitas, etc.

Metallic rub-ons – (Rub-on metalizado) É um tipo de pasta cremoso que pode ser aplicado com uma esponja, escova ou os dedos para adicionar destaques metálicos para papel, sombrear e destacar /acentuar determinados itens do trabalho

Micro-Tip Scissors - tesouras extremamente afiadas, principalmente na ponta, para cortes pequenos e/ou precisos

Mini album ou Mini book – Um álbum pequeno ou uma pequena obra de arte que incorpora fotos e produtos para scrapbooking e uma certa quantidade de talento criativo. Feita a partir de qualquer coisa que você pode ter em mãos, por exemplo papel estampado, sacos de papel, cartolina, placa de papelão, filtros de café, tecido, canvas, basicamente qualquer coisa e em formatos variados

MiMi - Marca de produtos para scrapbook

Miteintes – Papel artístico da marca Canson. Não contém acidez alta em sua composição

Mixed-media stuff - Material variado que pode ser usado na decoração de uma página de scrapbooking

MM – Memory Makers Magazine (tradução literal – Revista Criadores de Memórias) – Conhecida e renomada revista americana voltada ao universo do Scrapbooking. Pode ser encontrada no mercado brasileiro específico ou encomendada diretamente no site da editora: (http://www.memorymakersmagazine.com/) OU Mustard Moon (Marca de produtos para scrapbook) OU Making Memories (Marca de produtos para scrapbook)

Modeling Paste (Pasta de Modelagem) – Pasta artística usada para dar relevo em detalhes que enfeitarão os projetos com papel, cartões, marcadores de livros etc.

Modge Podge - É um adesivo, ou um tipo de cola que atua também como um selante, a base de água, muito útil para mini-álbuns. Bastante usado em découpage, para a colagem de guardanapos, estas colas são de boa qualidade, e podem ser utilizadas em várias superfícies, como madeira, papel, tecidos e outras superfícies porosas, como a terracota (cerâmica), espuma plástica e velas, é rápido e fácil de usar. Se utilizado como cola, seca de forma rápida e transparente. E é não tóxica, sendo adequada para crianças.

Moisture-resistant – (Resistência à umidade) A capacidade de um material resistir à mudança em alta umidade

Mona Lisa Products - Marca de produtos para scrapbook

Monochromatic color scheme ou Monocromático- Esquema de cores monocromáticas em que são usados diferentes tons de uma mesma cor nos trabalhos

Monocromia – Qualidade atribuída àquilo que é composto por uma única cor, podendo ou não ter variações de tons

Monograma – Letras avulsas do alfabeto

Montval – Papel artístico da marca Canson, próprio para a técnica de Aquarela

Mood - Clima, tom ou emoção que se deseja passar em uma página de scrapbooking

Mosaico – Técnica de cortar fotos e papéis em pequenos pedaços e montando-as novamente, geralmente deixando uma pequena distância entre os pedaços de foto, criando um efeito especial, como os dos grandes mosaicos da História da Arte

Mount – Adesivo especial para fotos, embelishments ou outros itens de papel

Mounting Squares – Um pequeno quadrado de dupla face usado como adesivo para fotos e enfeites

Mrs Grossmans - Marca de produtos para scrapbook

Mulberry Paper – Papel artesanal, de fibras longas, feito a partir da amoreira (mulberry), o que ajuda a dar o papel seu acabamento diferenciado, e é usado especialmente com efeito rasgado. Existem inúmeras variações de texturas, gramaturas e cores

Muted colors - tons normalmente usados no fundo dos layouts

My Little Shoebox - Marca de produtos para scrapbook

My Mind's Eye - Marca de produtos para scrapbook


Nestled eyelets - Técnica em que um ilhós é colocado dentro de outro


Neutro (neutral) – Qualquer item com ph = 7

Neutralizar - Este é o processo de fazer uma solução ou material de pH neutro (pH de 7,0). Se um material é ácido, ele pode ser neutralizado pela adição de um material alcalino ou base. Se for alcalino ou base, é neutralizado pela adição de um ácido. A água pura tem um pH de 7,0, o que é considerado neutro

Non-Stick Scissors - Tesoura com lâminas especiais que evitam que cola ou adesivos fiquem presas a ela

Nikki Sivils - Marca de produtos para scrapbook

Northridge Media - Marca de produtos para scrapbook


October Afternoon - Marca de produtos para scrapbook


Oozing (exsudação) - Quando um adesivo escoa para fora de debaixo da borda do elemento ao qual ela foi aplicada. Com uma cola úmida, a exsudação pode ocorrer antes de secar, com um adesivo seco, exsudação pode ocorrer ao longo do tempo tal como com fitas ou adesivos, onde o adesivo escoa para fora a partir de em torno das bordas

Origami - técnica japonesa de dobraduras em pedaços de papel, formando figuras

Out-gassing - A emissão de poluentes gasosos a partir de sólidos e líquidos. Um exemplo disto são as emissões de gases de ligantes de vinil que resultam num odor forte

Oval Croppers / Cutters – Cortadores de papel que cortam papel e fotografias em ovais

O-wires - São espirais de arame, utilizadas para encadernar agendas, álbuns, cadernos, calendários, livros, etc. Usadas em conjunto com encadernadoras do tipo Bind-It-All ou Cinch. Podem ser encontrados em uma variedade de tamanhos e cores diferentes para que você possa fazer encadernações menores ou maiores conforme necessário


Page Exchange (Troca de páginas) - Esquema de trocas em que os participantes são convidados a criar uma página sobre um tema pré-estabelecido (Aniversário, Páscoa, Natal, etc.) para trocar com os outros, e cada um leva cópias suficientes da página original para trocar com todos os outros participantes


Page Protector – Envelope plástico livre de acidez, usado em álbuns, para colocar as páginas de scrapbook e protegê-las das ações externas, no manuseio do álbum. Este plástico deve ser de polipropileno, polietileno e poliéster. Não devemos usar o plástico de PVC pois este emite gases que irão danificar as fotos

Page Toppers – Desenhos ou ilustrações manuais, com palavras ou decorado, usado como título no topo das páginas de scrapbooking

Páginas Título - usados em álbuns para separar diversos assuntos ou criar índices

Paint Pens - Canetas cuja ponta se parece com um pincel, e são usadas para colorir e fazer letras ou figuras especiais

PAP - Passo-a-passo ou tutorial

Paper - Papel ou background

Paper Accents - Marca de produtos para scrapbook

Paper Bright - Protetor próprio para evitar que o papel desbote e fique amarelado

Paper Clip - Clipe para prender papéis, fotos, etc.

Paper Crimper - Ferramenta usada para corrugar (ondular) o papel. É também conhecida como corrugador de papel

Paper Doll (Boneca de papel) - Die cut/imagem pré-cortada em forma de uma pessoa. Pode ser vestida e posar para corresponder a um layout

Paper House Productions - Marca de produtos para scrapbook

Paper Piecing - Técnica de montar figuras com pedaços de papel de cores diferentes

Paper Shapers - Marca de produtos para scrapbook

Paper Tearing – Técnica de scrapbooking onde rasga-se o papel ao invés de cortá-lo com tesoura, criando uma textura. Dependendo do modo como for cortado ou utilizado podemos obter efeitos diferentes no papel

Paper Therapy - Marca de produtos para scrapbook

Paper Trimmer – Ferramenta para cortar papel. Possui uma lâmina rotativa e seu funcionamento é semelhante ao de uma guilhotina

Paper Wizard - Marca de produtos para scrapbook

Passpatour - Papelão, também conhecido como cardboard, é um material utilizado para fazer moldura de quadros. Ele é acid free e pode ser usado sem problemas nas capas de álbuns de scrapbooking

Pastel - Um tipo especial de giz usado para colorir o papel, podendo ser usado para fazer diversos efeitos, como sombreado, envelhecido, etc.

Pattern - Motivo ou modelo, normalmente de figuras

Pattern Paper – Papel com estampa repetida por toda sua extensão, ou papel decorado utilizado em scrapbooking, cartões, enfeites, etc.

Pazzles - Marca de produtos para scrapbook

PC – Personal Computer ou abreviação para Provo Craft, uma marca de material para Scrapbook

PDQ - Significa Pretty Darn Quick pages. Páginas PDQ são rápidas, bonitas, simples e fáceis de se fazer, que geralmente utilizam enfeites prontos e esquemas simples

Pebbles Inc. - Marca de produtos para scrapbook

Pedal Sta - Marca de produtos para scrapbook

Pen & Pencils – Canetas e lápis de diversos tipos e estilos, com pontas finas, médias e grossas, coloridas, metálicas, com gel etc.

Pentel - Marca de produtos para scrapbook

Pergamano – Técnica de elaboração de cartões que utiliza papel vegetal e furadores. Normalmente, no pergamano, aplica-se a cor só no verso do papel vegetal a vitela. Isso cria um efeito de luz e leveza no cartão.

Permanent (Permanente) - Resiste ao teste do tempo resistindo a decomposição química. Também pode significar irremovível.

Peso visual - É qualquer espaço ocupado (por elementos visuais) em uma página de scrapbooking

Pepperell Crafts - Marca de produtos para scrapbook

Petaloo - Marca de produtos para scrapbook

PH Level (nível de pH) – Indicativo/medida que mostra quão ácido, básico ou neutro um produto é. Para uso em scrapbooking o ideal são produtos com ph 7 ou maior (básicos e alcalinos)

pH neutro - Papel que possuí pH de 7.0 na escala de 0 a 14. Papéis com pH neutro são os idéias para uso em scrapbooking

PH Testing Pen (caneta teste de pH) – Caneta usada para testar a acidez de papéis. Esta caneta marca com uma determinada cor, dependendo do nível de acidez presente

Photo Activity Test (P.A.T.) – Teste criado pelo American National Standards Institute, para determinar se um produto pode causar danos às fotografias. Se um produto é aprovado pelo teste P.A.T., ele está aprovado para o uso em suas fotos e scraps

Photo Corners (Cantoneiras) - Podem ser de papel adesivado usadas para prender as fotos pelos cantos ou proteger as pontas das páginas

Photocentric Inc. - Marca de produtos para scrapbook

Photo-Safe - Um produto photo-safe é seguro para ser usado com fotos e nas páginas de scrapbooking

Photo-Safe Adhesive - Adesivo concebido para utilização com imagens, uma vez que não danifica as imagens em após um período de tempo

Photo Splits ou Tabs - Fita dupla face, pré-cortada, que deve ser livre de ácido, lignina e photo-safe. Geralmente vendida em dispensers em um comprimento de centímetros. Considerada adesivo permanente.

Photo turn - Pequena peça de metal, unida com um ilhós ou brad para segurar fotos ou enfeites planos em uma página

PI - Programa Photo Impact, programa de edição de imagens ou abreviação para Pebbles Inc, marca de material para Scrabook

Pick up, Piercing Tool ou Paper piercer – Ferramenta com uma das extremidades de silicone (ou outro material) e a outra pontiaguda, usada para perfuração de papéis ou materiais mais resistentes. Também chamada de agulhão

Picture Keeper - Marca de produtos para scrapbook

Pigma - É uma marca de tinta usada em canetas, fabricadas pela Sakura. A tinta Pigma é resistente ao desbotamento, acid free e à prova d’água.

Pigma Pen - Caneta com pigmento especial que é livre de ácido e permanente

Pigment (Pigmentos) - Substância insolúvel em água utilizadas para dar cor à tinta, papel e têxteis. Os pigmentos são geralmente mais estáveis do que os corantes, mas que produzem uma variedade de cores menores.

Pigment Ink – Carimbeira à base de glicerina e de um pigmento que mantém as cores quando em contato com o papel ou outro material. Utilizado na técnica de relevo a quente (emboss) por possuir secagem demorada.

Pins - Como os brads, são usados para fixar algum item ou mesmo para enfeitar o LO, também podem ser os alfinetes que tenham a cabeça decorada com algum enfeite ou pedraria

Pink Paislee - Marca de produtos para scrapbook

Pioneer - Marca de produtos para scrapbook

Placa de corte – Base de material resistente, disponível em vários tamanhos, utilizada para corte de papel e outros materiais com estilete ou outro objeto cortante sem prejudicar a superfície de apoio (normalmente a mesa). Possui marcações, facilitando o trabalho de medição

Plaid Enterprises - Marca de produtos para scrapbook

Plaques – Placas em alumínio ou metal usadas como enfeite

Plasticizer (Plastificante/Plastificação) - Material utilizado para plastificar , e tornar itens mais flexíveis e menos frágeis. Eles são considerados inadequados para estar em contato ou proximidade de fotografias e muitos outros materiais usados em scrapbooking

Plopper (Quick Page) - Página (LO) semi pronta, com local próprio para inserir foto e eventualmente o journaling

Plugin – Programas acessórios aos browsers que desempenham de uma tarefa específica (som, video etc)

Plus Corporation - Marca de produtos para scrapbook

Pocket Page – Uma página de scrapbook em tamanho reduzido

Polaroid / Instant Photos (Fotos Polaróide ou instantânea) - Uma foto que se desenvolve (revela) diante de seus olhos. Até recentemente, estes eram os menos estáveis tipos de fotos. Eles melhoraram, mas ainda estão muito propensos a desvanecer-se na luz. Devido à sua natureza de impressão, elas não devem não deve ser cortada. Recorte pode resultar em infiltração química que pode danificar a impressão e podem ser prejudiciais para a pele e olhos

Poliéster, Polietileno e Polipropileno – Espécies de plásticos. São seguros para fotografias

Polymer Clay - Massa a base de acrílico usada para fazer enfeites e bijouteria. Pode ser de diferentes marcas como Fimo e Sculpey. É também conhecida como cerâmica plástica

Poppets - Representações de pessoas onde são usadas partes de suas fotos (rosto, por exemplo)e outras partes de recortes ou mesmo de outro corpo

Post-bound Álbuns - Álbuns em que as folhas ou envelopes plásticos são parafusados podendo ser subtraídas ou adicionadas e mudadas de lugar

Power-punch - alavanca utilizada com furadores para facilitar o corte de figuras, principalmente das grandes

PP - Plástico de polipropileno recomendado para seu usado em scrapbooking

PPI – Points per Inch (pontos por polegada) – Resolução de imagem para tela do computador

Pré-embossed paper - Papel que já vem com relevo

Pressure-sensitive Adhesive (Adesivo sensível à pressão) - Adesivo de contacto que adere ao ser pressionado

Prestige - Marca de produtos para scrapbook

Prima Marketing - Marca de produtos para scrapbook

Printable canvas - Material fino e resistente projetado para ser usado em impressões através de impressoras a jato de tinta, sem rugas ou flambagem (encurvadura).

Product–swap - Encontro em as pessoas levam seus produtos para trocar com outros participantes

Prong ou Photoprongs – São aqueles prendedores localizados na parte de trás dos porta-retratos para fechar a tampa dos mesmos. Eles normalmente são usados para enfeitar os layouts simulando a sustentação da foto e outros elementos

Provo Craft - Marca de produtos para scrapbook

PS - Programa Photoshop, programa de edição de imagens

PSE – Photoshop Elements

PSP - programa Paint Shop Pro, programa de edição de imagens

Punch(es) (Furadores) – Em tamanhos mini, pequeno, médio, grande e jumbo. Com diversas formas, figuras, bordas e cantoneiras

Punch Art – Técnica utilizada com figuras feitas a partir dos furadores decorativos de papel. Unindo estas figuras de diversos formatos, formam-se lindas peças, como flores, bichinhos e muitos outros

Punchies ou Confetes – Figuras feitas a partir de um furador decorativo de papel

Purple Cows Incorporated - Marca de produtos para scrapbook

Puzzle Templates – Modelo com a forma de um quebra-cabeça

PVA (Polyvinil Acetate) – Plástico não indicado para uso em scrapbooking por possuir propriedades que deterioram e desbotam fotos e documentos. As substâncias encontradas neste tipo de material são prejudiciais às fotos e documentos

PVC (Polyvinyl Chloride) - Plástico também conhecido por vinyl que contém elementos nocivos as fotos e não deve ser utilizado em contato com fotos, memorabilia e negativos

PVC-Free - Um produto que não contém nenhum PVC (cloreto de polivinil).



Queen and Company - Marca de produtos para scrapbook


Quilling – Técnica artesanal usando filigranas de papel enroladas em diversas formas e montadas em uma base formando uma figura.

Quilt – Em scrapbooking, é a técnica de simular a arte de patchwork com papéis (geralmente, ao invés dos tecidos).

Quick Page, Scraplet ou Plopper – Página ou LO semi-prontos e montados, para se colocar a(s) foto(s) e eventualmente, o journaling.

Quickutz – Máquina portátil, de uso pessoal, para produzir “die cuts”, figuras pré-cortadas. E também uma Marca de produtos para scrapbook.

Quote ou Quotation – São frases, trechos de textos, poemas ou letras de música que acrescentamos ao nosso journaling, geralmente de outra autoria.

Rag board / Rag paper - Um papel ou cartão fabricado com um alto conteúdo de fibras longas de algodão, o que é, naturalmente, livre de lignina, estável e durável.


Ranger Ink - Marca de produtos para scrapbook

Rasgado – Técnica de rasgar o papel de forma a criar uma faixa (do rasgado) na borda do papel. Muito utilizado para dar textura aos trabalhos

Red-eye pen - caneta usada para corrigir olhos vermelhos nas fotografias

Refilador(a) – Ferramenta usada para refilar papel e outros materiais. Também conhecido por guilhotina ou trimmer

Refilo / Refilagem – Corte fino ou aparagem, feito no acabamento no papel, por meio de estilete ou guilhotina, de modo a igualar as bordas das páginas

Regra dos dois-terços e um-terço - Estrutura de design que consiste em dividir a página em três linhas imaginárias na vertical. Toda a informação visual deverá ser colocada em dois terços, e o terceiro terço deverá ficar sem nada

Relevo (Emboss) – Técnica que dá um efeito 3D. Os mais comuns no scrap são o relevo seco, feito a partir de uma régua molde, associada a uma ferramenta chamada boleador e uma caixa de luz. E também o relevo a quente, feito com o uso de carimbo, carimbeiras e tintas apropriadas, pó para relevo e um aquecedor (Heat Gun).

Reminisce - Marca de produtos para scrapbook

Repositionable (Reposicionável) – Um tipo de adesivo que pode ser aplicado no pape, retirado e recolocado.

Re-positionable Glue (cola reposicionável) – Cola ou adesivo livre de ácido que fica viscoso, e que lhe permite mover o seu item até satisfeito com o seu posicionamento

Resin-coated paper (RC Paper) - Um papel fotográfico que foi revestido com polietileno em ambos os lados. Todas as impressões fotográficas a cores, de consumo são agora impressas sobre papel RC (o tempo de processamento é significativamente mais rápido do que com base de fibras de papel). Preto-e-branco pode ser impresso em qualquer RC ou papel a base de fibra.

Resist - Técnica que consiste em criar uma camada de proteção em cima de um desenho ou uma figura carimbada, evitando que este desenho seja desfeito ao ser pintado por cima. Nessa técnica a figura carimbada (ou desenhada) permanecerá no papel após esse ser pintado com tintas de carimbo, refil de almofadas de carimbo, etc. O papel ficará todo colorido, mas a figura não ficará coberta com a tinta

Reversible adhesive - o mesmo que adesivo não permanente.

Revolution - Marca de produtos para scrapbook

RGB – Padrão de três cores (vermelho, verde e azul, em inglês Red-Green-Blue), consideradas primárias nos trabalhos com luz, como a projeção de imagens, e também na formação das cores em cinescópios coloridos de televisores e monitores. A mistura dessas cores em seus matizes máximos pode gerar a luz branca. É normalmente confrontado com o padrão CMYK, usado na impressão, que muitas vezes apresenta distorções ao original RGB mostrado no computador

RH (relative humidity) - Uma abreviatura de umidade relativa do ar, uma medida do teor de umidade no ar. Reduzir a umidade do ar pode prolongar significativamente a vida da maioria das fotografias e materiais de scrapbook. Alguns dos efeitos negativos da umidade elevada incluem o sangramento de tintas, o amolecimento dos materiais, a colagem de materiais adjacentes, a inversão de ligações adesivas, e quebra da fibra do papel. Alta umidade também promove a formação e a migração de ácidos e bases, assim como o crescimento de fungos. No entanto, umidade extremamente baixa pode causar deformações físicas irreversíveis de fotografias e alguns papéis porque eles se tornam muito seco.

Ribbons (Fitas) - fitas decorativas. Podem ser lisas, decoradas, bordadas. Produzidas em vários materiais e utilizadas para enfeitar os projetos de scrap

Ric-Rac – Sianinha

Roda de Cores ou color wheel - Circulo de cores geralmente feito em papel que auxilia na escolha de cores, mostrando como elas se relacionam

Roller Stamps – Carimbos montados em um rolo. Alguns têm rolos de padrão intercambiáveis, e outros já são autotintados.

Roll Torn Edges (ou rolling) - Técnica que consiste em enrolar a borda rasgada do papel e depois pintá-la (com chalk, metallic rub-on, almofada de carimbo, etc)

Rubber cement – Um adesivo que não é seguro/indicado para o scrapbooking

Rubber-stamp - Carimbo de borracha, montado em uma base de madeira ou espuma, abrangendo desde desenhos e cortes simples , até os mais intrincados padrões, usado para fazer fundos, ou decorar as páginas e cartões com figuras ou letras.

Rub-ons – São alfabeto e imagens que podem ser transferidos para os fundos com uma ferramenta adequada para isto, semelhante à uma dobradeira. Também conhecido por transfer ou decalque. Existem cartelas com imagens, textos e diversos tipos de letras. Nota: Metallic Rub-ons (Rob-ons metálicos) também são referidos como "Rub-ons

Ruby Rock It Designs - Marca de produtos para scrapbook

Ruler (Régua) – Objeto de metal, utilizado para medir e também como guia para corte de papel com o uso do estilete

Sampler – Uma amostra do trabalho da designer oferecido (geralmente) gratuitamente (freebie)


Sand paper – Lixa.

Sanding – Ato de lixar para desgastar papel, fotos e outros elementos, dando a eles um aspecto de usado e envelhecido.

Sanding Effect – Efeito que imita o lixado ou desgastado

Sakura - Marca de produtos para scrapbook

Scor Pal - É uma ferramenta de vincos, com marcações, para fazer envelopes, caixas e cartões, mas com medidas em polegadas e centímetros e também uma marca de produtos para scrapbook

Scoring – É o uso de uma lâmina especial (e não cortante) ou outro objeto afiado, mas não cortante, para fazer uma linha em papéis ou cardstocks criar uma dobra ou vinco nítidos

Scoring Board - É uma ferramenta de vincos, da Martha Stewart, semelhante a Scor Pal, mas com marcações mais detalhadas e um acessório para fazer envelopes, caixas e cartões, mas com medidas somente em polegadas

Scor-it-All - Marca de produtos para scrapbook

Scotch - Marca de produtos para scrapbook

Scrap - Forma reduzida da palavra Scrapbook, utilizada para referir-se à página montada com fotos, papéis decorativos, enfeites e textos

Scrapbook – Ao pé da letra quer dizer Álbum de Recortes, porém o significado é bem mais abrangente. Uma página de scrapbook, além de ser composta por fotos, ela pode conter também journaling, fitas decorativas, enfeites diversos e vários outros elementos a gosto. Enfim, o Scrapbook seria, na verdade, um álbum de memórias decorado nas mais diversas formas e temas.

Scrapbook Customs - Marca de produtos para scrapbook

Scrapbook Digital – São os álbuns de memórias criados de maneira digital, feitos através de programas de computação gráfica como Photoshop, Paint Shop Pro, PhotoPaint e muitos outros, podendo ser impressos e/ou armazenados em CDs/DVDs. Existem milhares de kits digitais no mercado internacional, os quais já vêm completos com os backgrounds (papéis) e muitos elementos

Scrapbook Generation Publishing- Marca de produtos para scrapbook

Scrapbooking - É a arte de preservar memórias através de páginas de Scrapbook.

ScrapCessories - Marca de produtos para scrapbook

Scrapjazz.com - Marca de produtos para scrapbook

Scraplift – É um termo usado por scrapbookers que descreve o processo de inspiração em layouts ou projetos de outras pessoas, idéias em revistas, livros, internet e, usá-los em seus próprios projetos. Neste caso, é imprescindível colocar os créditos de direitos autorais do projeto original

ScrapOnizer - Marca de produtos para scrapbook

Scrappin Sports and More - Marca de produtos para scrapbook

Scroll and brush pens - Canetas que tem uma ponta para colorir e outra para escrever

SDU – Scrapbooking Design University - Cursos de scrapbooking organizado pela EK Success, conceituada empresa americana fabricante de diversos elementos para Scrapbook. Divido em módulos e niveis (Iniciante e Master)

Secondary colors - o mesmo que cores secundárias

SEI - Marca de produtos para scrapbook

Self-healing mat – Superfície de corte flexível (ideal para uso com facas artesanais, setters ilhós e alguns cortadores de círculo), que não mostra desgaste, mesmo depois de cortes múltiplos, nada mais é do que a nossa base de corte.

Sépia - tom avermelhado ou marrom utilizado em revelação de fotografias atribuindo-lhe uma aparência mais antiga

Serendipity – Técnica onde se cria uma composição colando pedacinhos de papel (retalhos) em um papel de fundo (espécie de mosaico)

Setter - ferramenta utilizada para fechamento de ilhóses em páginas de scrapbooking. Pode ser universal (uma mesma ferramenta serve para todo tipo de ilhós), ou com tamanhos específicos para cada tamanho de ilhós.

Sewing Machine - máquina de costura.

Sewing Tools / Máquinas de costura – Máquina de costura também usada para costurar papel e dar um toque diferente às páginas de Scrapbook

Shabby Chic – Estilo onde algumas técnicas como Distressing e Aging são aplicadas para dar um aspecto envelhecido e desgastado, porém, elegante, às páginas. É a técnica que utiliza papéis enrugados ou amassados

Shade (sombra ou sombreado) – A cor preta adicionada a outra cor para diminuir sua luminosidade

Shadow-Box - tipo de caixinha feito de espuma ou papelão grosso, que serve para proteger enfeites mais salientes

Shaker Box – Pequeno enfeite em formato de caixinha feita de papel, com uma janelinha transparente que mostra o seu conteúdo. Dentro dessa caixinha podem ser colocados pequenos enfeites e materiais como miçangas, glitter, lantejoulas, pedacinhos de papel colorido etc.

Shape Cutters - Ferramenta utilizada para cortar figuras em tamanho e formatos variados, tais como quadrado, circular, oval, etc

Sharp Scissors - Tesouras curvas para corte de papel e fotos menores

Sheet Protectors – Veja em “Page Protectors/Protetores de página”

Shimmerz - Marca de produtos para scrapbook

Shrink plastic - Folhas de plástico que podem ser carimbadas, impressas ou escritas, e então, cortadas e aquecidas no forno ou com um aquecedor.

Side-loading – Protetores de página que tem a abertura na lateral interna e não na parte superior, como usual. Usualmente usados com álbuns encadernados com espiral. Em tradução livre, significa carregamento lateral.

Signo - Marca de produtos para scrapbook

Silhouette America - Marca de produtos para scrapbook

Simetria - É a distribuição idêntica dos elementos visuais na página de scrapbooking. Em outras palavras, simetria é espelhar os elementos visuais

Simple Stories - Marca de produtos para scrapbook

Simply Renee - Marca de produtos para scrapbook

Slice - Marca de produtos para scrapbook

Sizzix – Máquina de uso pessoal para se cortar die cuts. Ela possui uma alavanca que, ao ser acionada, pressiona a placa de corte sobre o papel até cortá-lo. Também é uma marca de máquinas de corte para uso particular e seus acessórios

Sketch – É o esboço ou rascunho que criamos antes elaborar uma página. Nele definimos como ficarão dispostos títulos, fotos, journaling, enfeites etc. O mesmo sketch pode se usado como exemplo para diferentes páginas

Slice Machine – Ferramenta usada para cortar figuras e letras em papel, também chamadas de Die Cuts

Slide Mount ou Slide – Pequena moldura, tipo slide, para sobrepor pequenas fotos, elaborar Shaker Box etc

Smooch inks - É um pigmento perolizado, disponível em diversas cores e apresentado em forma de delineador, o produto conta com um fino aplicador, o que permite que se façam traços delicados, precisos, mas também pode ser utilizado em áreas maiores, e pode ser utilizado sobre papel, metal, puro ou diluído em água, misturado com tinta acrílica e outras variações, seca rapidamente e produz brilho intenso.

Solvent ink (Tinta solvente) - Tinta opaca que seca rapidamente na maioria das superfícies, incluindo metal, vidro, plástico e tecido. Requer uma limpeza especial para ser completamente removida dos carimbos. Ex.: Carimbeira Stazon

Specialty Paper Books - Livros que contêm informações sobre os diferentes papéis, tanto de papel estampados quanto lisos. Alguns podem vir com extras, como modelos. Tipo um catálogo

Spellbinders - Marca de produtos para scrapbook

Spiral-bound books - Álbuns que são encadernados com espiral

Sponging – Técnica de usar uma esponja de cozinha, ou de cosmético, ou esponja do mar para aplicar tinta ou carimbar fundos em cardstock ou outros materiais, ao invés de pincel. Dependendo do formato ou tipo da esponja, conseguem se vários efeitos no papel.

Stab binding - Costura japonesa usada em encadernação

Stamp ou Rubber Stamp – Carimbos com figuras, frases, números e letras

Stamp Cleaner – Removedor de resíduos de tinta de carimbeira do carimbo, da pele e dos materiais

Stamp Pad – Almofada para carimbo ou carimbeira usada também para criar efeito “sujinho” no papel e outros materiais

Stampers Anonymous - Marca de produtos para scrapbook

Stationery — Papel com uma borda decorativa, e branco no interior, como papel de carta

Stencil – Template ou Gabarito

Sticker – Adesivo de diferentes cores, formatos, desenhos, textos ou letras. Existem diversos tipos de stickers: papel, metal, couro, tecido, pedra, com efeito 3D, transparentes ou com textura.

Stippling – Técnica em que se usa uma escova redonda, ou até mesmo uma escova de dentes, com tinta, e, se pressionando levemente as cerdas, cria-se uma textura com os respingos e manchas da tinta no fundo do papel

Stitch(es) – Costurinhas, alinhavos e bordadinhos

Stitching - costurar, bordar

Strap-binding álbuns - Álbuns com folhas plásticas unidas por uma tira de pano ou velcro, que passa entre as mesmas, juntando-as

Strap-hinge - Álbum com as páginas encadernadas com uma cinta de plástico.

Studio Calico - Marca de produtos para scrapbook

Stylus - Uma ferramenta de madeira / plástico / metal (na forma de um palito) com extremidades planas, arredondado termina usado para bolear papel (também conhecido como um boleador)

Swap - Troca de materiais, idéias ou projetos concluídos entre scrapfriends


TaDa Creative Studios - Marca de produtos para scrapbook

Tags - Conhecido elemento com formato de etiqueta usado nas páginas para enfeitar, escrever journaling ou títulos, etc. Alguns já vêm com figuras, envelhecidos ou lisos para serem decorados

Tape roller - Artefato que serve para distribuir fita adesiva nos layouts

Tapete - O mesmo que “Mat”, moldura ou base colada atrás da fotografia (tapete da foto). Podendo estar cortada no mesmo formato. É usada para destacar a foto e separá-la da página de base

Tattered Angels - Marca de produtos para scrapbook

Tearing - Efeito de papel rasgado

Technique Tuesday - Marca de produtos para scrapbook

Tema / Theme - Assunto principal do álbum ou da página de scrapbooking.

Template - gabarito usado para fazer desenhos ou figuras nas páginas. Veja “Gabarito”.

Templates com layers - são como scketches com camadas já prontas para utilização e que facilitam muito a vida da scrapper.

Teresa Collins - Marca de produtos para scrapbook

Term Picture Definition 12"x12" - Tamanho padrão para a maioria dos papéis de scrap, álbuns, e layouts

Tertiary colors - o mesmo que cores terciárias.

Tesoura Decorativa – Tesoura com corte decorativo em sua lâmina: ondulado, zig-zag etc

The Crafter's Workshop - Marca de produtos para scrapbook

The Girls Paperie - Marca de produtos para scrapbook

Theme Album - Um álbum dedicado a uma idéia ou tema específicos. Alguns temas populares são: aniversários, casamentos e escolares, ou sobre escola

Three Bugs In a Rug - Marca de produtos para scrapbook

Three-ring Álbum - Álbum com ferragem, geralmente com três garras em formato redondo ou "D", que seguram os protetores de página. Fácil de adicionar e remover páginas, mas com um intervalo de largura entre páginas opostas

Time-capsule - Embalagem ou pacote que contém objetos históricos que representem o tempo em questão e que é guardado para ser aberto em gerações futuras.

Tint - Técnica usada para diminuir a saturação de uma cor através do pigmento branco. Ver também shade.

Title sheets - o mesmo que páginas título.

Tole painting - pintura rústica em madeira com motivos campestres.

Tombow - Marca de produtos para scrapbook

Tonic Studios - Marca de produtos para scrapbook

Tools – Ferramentas

Top Loading – Álbum ou protetor de página em que a abertura fica na parte superior da página

Tote – Uma sacola, ou uma bolsa resistente, onde você transporta o seu material de scrap. Podem ser os malões ou então, cestas menores (tótem) onde temos todas as ferramentas e materiais de uso corriqueiro mais ao alcance.

TOU - (Terms of Use) - termos de uso que normalmente acompanham os kits e as fontes. No TOU constam as licenças de uso e a autoria

Transparency (transparência) - Acetato transparente, resistente ao calor , que pode ser usado como uma cobertura para shaker box, ou também de fundo (background) para um LO. Pode servir como uma superfície lisa para carimbar ou imprimir. Estilos pré-impressos também estão disponíveis

Transfer – Outra forma de se referir aos Rub-ons

Trends – Tendências

Tríade (triad) - Grupo de 3 cores que formam um triângulo eqüilátero no círculo cromático.

Trim – É o nome dado àqueles cordões com contas coloridas e florzinhas de feltro ou couro, usados para enfeitar as páginas. Esses cordões podem ser feitos de couro, de barbante, de linha encerada ou mesmo de papel enroladinho.

Tsukineko - Marca de produtos para scrapbook

Tuto - Tutorial.

Tutorial - Aula, explicação ou ajuda sobre determinada técnica

Tweezer – Pinça ergonômica usada para facilitar o trabalho de pegar peças e materiais pequenos ou para colar adesivos. Também usada para segurar a base onde se deseja aplicar relevo quente etc.

Tidy Crafts - Marca de produtos para scrapbook



UHU - Marca de produtos para scrapbook


UL – Upload

Undo - líquido que remove adesivo de fotografias

Un-Du - Marca de produtos para scrapbook

Unhinged Creative - Marca de produtos para scrapbook

Unibind - Marca de produtos para scrapbook

Uniformed Scrapbooks of America - Marca de produtos para scrapbook

Unique Pages- Marca de produtos para scrapbook

Unity Stamp Company - Marca de produtos para scrapbook

UTEE (Ultra Thick Embossing Enamel) - Pó para relevo (emboss) de textura mais grossa e encorpada, usado para algumas técnicas especiais de relevo a quente

UV light (ultraviolet light) – Radiação presente na luz solar, luz fluorescente, e até certo grau de luz incandescente. A luz ultravioleta degrada fotografias, papéis, plásticos, adesivos, tecidos e corantes. Um material de filtragem especial pode ser colocada sobre os tubos fluorescentes, em janelas, em quadros ou para reduzir os danos que podem ser causados pela radiação UV.



Vellum - Papel vegetal /translúcido


Velveteen – Papel com textura aveludada

Versamark – Almofada de carimbo a base de glicerina, própria para fazer marca d’água, relevo a quente etc., e também uma marca de produtos para scrapbook

Vintage - Estilo de scrap baseado no uso de papéis e enfeites com aparência antiga

Vintage Street Market - Marca de produtos para scrapbook

Vintaj Natural Brass Company - Marca de produtos para scrapbook

Vivelle – Papel com textura atoalhada


Walnut Ink - Pigmento extraído da nogueira de cor marrom escura, muito utilizada em técnicas de envelhecimento.


Walnut Crystal - É a forma sólida do walnut ink. Pode ser dissolvido em água ou mantido em sua forma natural para a execução de técnicas de envelhecimento.

Walnut Hollow - Marca de produtos para scrapbook

Wallpaper – O termo é usado para descrever a cobertura de chipboard ou outras superfícies com papel.

Watch crystals - vidro de relógio, usado para proteger enfeites no layout.

Watercolor pencils - Lápis de cor aquarelável, que pode ser usado simples, ou transformado em aquarelas, misturando as cores com água e pincel ou uma caneta d’água.

Water-proof / resistant - A capacidade de materiais para resistir à mudança, quando em contato direto com a água. Isto inclui, mas não se limitando a, amolecimento, migração, aumento, sangria, ou dissolução.

Water-soluble - Material solúvel em água

Wax (or grease) Pencils – Giz de cera, ou lápis macio concebidos para utilização em fotografias.

Wax seals - cera de lacre.

We R Memory Keepers - Marca de produtos para scrapbook

Websters Pages – Marca de produtos para scrapbook

Westrim - Marca de produtos para scrapbook

Wet adhesive (Adesivo úmido) - Um adesivo que é aplicado enquanto ainda na forma líquida e depois de secar e solidificar, completa sua ligação com um outro material. Ex.: Superbond.

Wide-Edge Scissors —Tesouras decorativas que fazem um corte mais profundo do que as tesouras normais e maior alcance

Wire – Arame encontrado em várias cores dar acabamento, usado para pendurar tags, criar palavras, montar enfeites, encadernar álbuns, etc.

Wire cutter – Alicate de cortar arame
Wood pulp paper - Papel fabricado com polpa de madeira.

Word Art - pequenas frases ou citações que já vem prontas em um kit e normalmente montadas com várias fontes.

WorldWin - Marca de produtos para scrapbook

Workshop — Tipo de encontros e/ou cursos e/ou aulas, organizados por profissionais e/ou lojas de Scrapbook, onde pessoas se reúnem para falarem sobre o assunto, e fazendo o trabalho junto com o professor, seguindo as instruções.



X-acto Knife – Ferramenta de corte, tipo caneta, com lâmina muito afiada e de precisão, usada para cortar pequenos detalhes, similar a um estilete. Por ter uma ponta fina consegue maior precisão nos cortes, fazendo manobras mais complexas.

Xyron Machine – Máquina utilizada para adesivagem e plastificação/laminação.

Year Album - Álbum montado com fotos, adesivos, memorabilia, etc usando um ano civil. Por exemplo: tirar fotos das coisas que acontecem em sua vida a cada mês e montá-las em um álbum intitulado "2012" ou o ano você está trabalhando.

Atualmente, existem os álbuns “Project Life”, onde se registra o ano por semanas ou por mês, destacando os eventos aquilo que você quer deixar registrado para sua família.



Zig – Marca de marcadores/canetas a base d’água.

Zipper – Fecho decorativo que pode ser usado em layouts de scrapbooking, podendo ser adesivado ou não, em tamanhos e cores variadas

Zutter - Marca de produtos para scrapbook

Zva Creative - Marca de produtos para scrapbook



3-D Dots - Marca de produtos para scrapbook

3L - Marca de produtos para scrapbook

7 Gypsies - Marca de produtos para scrapbook


Veja AQUI, as referências de pesquisa do glossário.

Nota: Faltou alguma palavra? Tem alguma dúvida? Escreva um comentário que eu procuro o significado, ou uma explicação, e depois te respondo, ok?

E não esqueça de deixar seu contato para que eu possa te retornar !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oba !! Adoro comentários !!

Obrigada !