domingo, 28 de agosto de 2016

Projeto literário 2016


Olá Pessoas Queridas!!!


Que vergonha, postar só agora o meu enorme post do projeto literário deste ano ... mas, em vista do meu enorme atraso em finalizar o PLM2015, é claro que acabei atrasando a abertura do projeto anual de leitura de 2016 também ... então, bora recuperar o tempo perdido começar a contar um pouco sobre o "Projeto Leitura Inesquecível 2016"!!!

Para 2016, escolhemos como inspiração, o livro "Um ano inesquecível" das autoras Paula Pimenta, Babi Dewet, Bruna Vieira e Thalita Rebouças.

O material para o projeto deste ano, eu já estava trabalhando há bastante tempo, mas detesto começar uma coisa nova, com a antiga sem finalizar, e como acabou tudo tumultuado demais, eu só fui empurrando a organização para a hora que 'eu conseguisse um tempo' ... e olha só como demorou!

Nos bastidores do projeto, a organização já começou beeeeeem antes, acho que a Lu Oliveira lançou a ideia, na metade do ano passado, e a partir dali, começamos a  gente já começou a separar material para pesquisa, dividimos as estações e partimos em busca de ideias bacanas para agitar a galera e trazer mais pessoas para este mundo de leitura que amamos. 

Uma coisa bacana, foi o fato de que, saímos de um grupo fechado no facebook, e começamos uma página aberta ao público, e não somente para a galera inicial, que em sua maioria, é da turma do scrapbook. O grupo fechado permanece, e está mais direcionado para algumas atividades paralelas e relacionadas ao scrapbook, por que ali, mantemos os nossos registros dos álbuns que estamos montando, e a página, aberta, é a inovação deste ano, visando atrair e incentivar mais pessoas para este mundo de leituras, trocar idéias e fazer algumas brincadeiras bacanas. Quer participar, Curte a página do projeto AQUI.

Para este ano, dividimos as leituras por estações, e sugerimos alguns gêneros, mas basicamente, cada leitor(a) decide o que combina mais com a sua estação. 
Fixamos que, para cada estação, um livro com o nome da estação precisa ser lido, e teremos algumas atividades lá na fanpage, para agitar um pouco as nossas atividades.



A meta é fechar o ano com 24 livros lidos, 6 por estação, ou seja, uma meta bem razoável. Mas é claro que, quando fiz a minha lista de livros, a palavra razoável ganhou outro sentido ... mas vou pular a parte de relacionar todos os livros, por que, no meio de toda a enrolação da minha parte, meu note deu problema, e eu perdi a minha lista de organização do projeto ... aí, vou listar apenas os dois separados da lista que atende o PLI, pra não atrasar ainda mais esta postagem!!


Verão (janeiro, fevereiro e março) - Kátia
Período de férias, calor, praia, sol...
festivais culturais, dias divertidos
- Livro com a palavra 'verão' no título: Um verão inesquecível - Mary Balogh
- Obra estrangeira: Madame Bovary - Gustave Flaubert

4 Títulos com o tema verão:
- Obsessão / Delírio / Fogo - Maya Banks
- O reino das vozes que não se calam / O mundo das vozes silenciadas - Carolina Munhóz
- As violetas de março - Sarah Jio
- O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares - Ransom Riggs

Outono (abril, maio e junho) - Ana
Período de melancolia, nostalgia, transformação...
- Livro com a palavra 'outono' no título: Era uma vez no outono - Lisa Kleypas
- Autor brasileiro: Simplesmente Ana / De repente, Ana - Marina Carvalho

4 Títulos com o tema outono:
- O Natal de Poirot - Agatha Christie
- O miniaturista - Jessie Burton
- Livre - Cheryl Strayed
- A garota no trem - Paula Hawkins

Inverno (julho, agosto e setembro) - Leila
Frio, chuvas, estado de espírito entristecido.
Período de hibernação e introspecção...
- Livro com a palavra 'inverno' no título: Pecados no inverno - Lisa Kleypas
- Obra estrangeira: O silêncio do túmulo - Arnaldur Indridason

4 Títulos com o tema inverno:
- Inocência Mortal - J.D.Robb
- Traições legítimas - Nora Roberts
- Uma rua de roma - Patrick Modiano
- A pousada Rose Harbor - Debbie Macomber

Primavera (outubro, novembro e dezembro) - Luciana
Renascimento, a volta das flores, clima ameno, caloroso, romance
Ela ilumina, alegra e colore os dias
- Livro com a palavra 'primavera' no título: Neve na Primavera - Sarah Jio
- Autor brasileiro: 

4 Títulos com o tema primavera:
- O último dos canalhas - Loretta Chase
- Bruxa da noite/Feitiço da sombra/Magia do sangue - Nora Roberts
- Par perfeito - Eleanor Prescott
- Coração de bilionário/Amor por interesse/Dormindo com o bilionário - Ruth Cardello

Bom, a leitura não parou, mas até agora, nenhuma resenha saiu, ou seja, ainda tem muita coisa para recuperar aqui, isto é um fato. 

Mas, não vou me preocupar com isto agora, por que para começar, vou mostrar um pouco de como meu álbum está ficando.

Para o turma do grupo entrar no clima, foram propostos alguns desafios, na montagem do álbum para o projeto. Sem formato definido, cada participante teve a liberdade de definir a melhor forma de guardar os seus registros. 
Não tenho tudo pronto ainda, mas para não deixar este post parado esperando 2.020 chegar e eu ajeitar tudo, vou postar o que tenho pronto e depois atualizo a medida que for finalizando.

Os desafios foram estes:

Desafio #1 - Capa do Álbum

A regra pedia para que a capa do álbum fosse inspirada na capa do livro tema do projeto. 
Como ano passado um mini álbum só não comportou todos os registro, este ano, eu exagerei pra valer ... ou seja, um álbum imenso para registrar todas as atividades literárias...
Espero que não falte espaço desta vez ...
A parte interna dele ficou bem sugestiva também !!! ;)

Só não consegui montar um PAP da montagem ... por que quando lembrei disto, ele já estava quase pronto!


Desafio #2 - Marca páginas

Vocês podem ver que meus marca páginas estão muito, mjuito pobres, mas eles ainda receberão acréscimos, aí venho aqui e posto a versão melhorada! Em breve ...

Desafio #3 - Divisórias
Ainda faltam alguns detalhes, mas estão quase prontas !! ;)

Desafio #4 - Página do livro tema

Ainda preciso acrescentar uma tag com as minhas impressoes dos contos ... logo entra uma foto deste pedaço também !!

Desafio #5 - Meta de Leitura

Tô montando, tô montando ...  =D

Desafio #6 - Página da Leitora

A caminho também ...  kkkkkk

Bom, como podem ver, além de atrasar, eu quase não segui as regras, mas neste momento, o que vale é que enfim, estou dando sequencia aos meus registros do  PLI, então, já estou contente com isto!

Agora, além disso tudo, também preciso sentar e escrever todos os cartões com as notas dos livros, para conseguir deixar os registros de leituras em ordem, mas, como sou adepta da filosofia da Dory ... "Continue a nadar ..." uma hora eu chego lá!

Agora, enquanto vocês se atualizam aqui, eu me atualizo na bienal de São Paulo, e aproveito para saber das novidades e relaxar e me perder no mundo literário!

Bjs, bom domingo e até daqui a pouco !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oba !! Adoro comentários !!

Obrigada !