sexta-feira, 3 de abril de 2009

Woo-hoo ... Hoje é sexta-feira !!!

Sexta-feira é o sexto dia da semana, seguindo a quinta-feira e precedendo o sábado, dia de oração e descanso para os muçulmanos.

Por ordenação de trabalho e lazer e pela normalização ISO, a sexta-feira é considerada o quinto dia da semana, sendo assim na maioria dos calendários em todo o mundo.

A palavra é originária do latim Sexta Feria, que significa "sexta feira", e de mesma acepção existe em galego (sexta feira), mirandês (sexta) e tétum (loron-sesta).
Povos pagãos antigos reverenciavam seus deuses dedicando este dia ao astro Vênus o que originou outras denominações, em espanhol diz-se viernes e no italiano venerdi, com o significado de Vênus e dia de Vênus. Outros povos reverenciavam deuses mitológicos, em inglês diz-se friday, dia de Frige e em alemão freitag, dia de Freiia.
No dito popular, é considerado o melhor dia da semana pois é o último dia de trabalho.


Substantivo
Gênero - feminino
Número - Singular: sexta-feira / Plural: sextas-feiras
sex.ta-fei.ra feminino


1. é a denominação dada ao quinto ou sexto dia do calendário semanal em português; o dia que vem depois de quinta-feira e antes de sábado.
2. representa ou é dedicado a Vénus nos calendários romeno, espanhol esperanto, italiano, francês, ao ouro no japonês e a deuses mitológicos no alemão e no inglês.
3. por ordenação de trabalho e lazer e pela normalização ISO, a sexta-feira é considerada o quinto dia da semana, sendo assim na maioria dos calendários em todo o mundo.
4. por fundamentação bíblica e etimológica, é considerada o sexto dia da semana.
5. dia de oração e descanso para os muçulmanos.

Etimologia
Era o sexto dia de feira, em latim litúrgico sexta feria, que se seguia ao primeiro dia em que os cristãos se uniam para fazer sua reunião de fé e de mercado e que hoje é o domingo.

Então, agora com a sexta feira muito bem definida, vamos ao que interessa !!! ... tem novidade por aí !!!
Aguardem só mais um pouquinho que logo vou postar as coisinhas bonitinhas que andei preparando para ajudar o coelhinho !!!



Beijocas e um ótimo findi !!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oba !! Adoro comentários !!

Obrigada !