quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

12 Virtudes - Cortesia


Olá pessoas queridas !!!


Hoje é dia de post do projeto "12 Virtudes", a palavra deste mês: Cortesia.

Na página fechada do grupo lá no face, a Pati Barbosa postou o seguinte texto:

(Vida Simples - Edição 137 Novembro 2013 – texto José Francisco Botelho)

“... a minúscula cortesia diária é a afirmação inicial de um valor mais amplo: a consciência de que todos partilhamos a mesma natureza humana. Dizer um simples ‘bom dia’ é uma pequena constatação de que todo indivíduo é centro de um valor essencial.”

“...cortesia ...facilmente se confunde com a mera obediência às etiquetas arbitrárias de determinado grupo, época e lugar.”

“Entre muitas definições possíveis, vamos tentar esta: a cortesia autêntica... é... reconhecer nos outros um ser humano – e comportar-se de acordo.”

“Em algum momento do século 6 a.C., o discípulo Tzu-Kung perguntou ao seu mestre: ‘Existe alguma palavra que possa servir de regra prática a toda a conduta de nossa vida?’ O mestre Kung Fu Tse (conhecido como Confúcio) respondeu: ‘Essa palavra é reciprocidade. Faça aos outros o que deseja que façam com você; e não faça a ninguém o que não deseja que lhe seja feito’.

“Para Confúcio, o respeito aos rituais da cortesia diária é uma das formas da benevolência que caracteriza o homem verdadeiramente sábio.

“Mínimos gestos - como um ‘bom dia’ pela manhã e um ‘boa tarde’ após o almoço, ou um sorriso em vez de um muxoxo de tédio – são afirmações contundentes de que toda pessoa é um centro de valor intrínseco. Ou seja: o importante não é como os outros podem nos ser úteis, mas a dignidade humana que partilhamos com eles independente das circunstâcias”.

“A autêntica cortesia, portanto, deve ser desinteressada e universal”.

“ ‘A cortesia se recompensada com a cortesia’, disse Confúcio...”


E novamente, fui atrás do significado lá na wikipédia ...

O termo cortesia, no âmbito do comportamento humano, refere-se qualidade de uma pessoa que é cortês. Pode significar uma maneira delicada e civilizada de agir, cumprimentar ou mesmo um gesto de doação ou favor para outra pessoa. Cortesia também pode ser dar prioridade à maneira de expressão, ação e gestos de outrem e esperar momento oportuno para expor e defender suas convicções, concordando ou discordando gentilmente. A expressão popular "fazer cortesia com chapéu alheio" é utilizada pejorativamente quando se consegue admiração de um ato às custas de outrem.

Se pensarmos bem, a Cortesia tem se mostrado um artigo raro hoje em dia ... talvez pelas loucuras e correrias nossas diariamente, acabamos por nos tornar pessoas muito fechadas, mau humoradas e sem paciência para com o próximo ... digo isto, por que já me peguei tendo algumas atitudes condenáveis, e que depois me deixaram chateadas com a forma como agi. As vezes, por conta de uma falha alheia, perdemos a razão e fazemos besteiras que poderíamos parar por ali mesmo e transformar em uma atitude de cortesia e boa educação. Eu faço isto ... então, quem nunca ...?

Agora, eu procuro me policiar, e tento sempre me dizer, logo que acordo, que quero ter um dia tranquilo e agir com sabedoria, peço a Deus a devida paciência, e mais sabedoria ainda, para lidar com as dificuldades, para ser uma pessoa correta, e não descontar as minhas frustrações em outras pessoas.

É fácil?  Não, nem um pouco. Mas se eu não fizer isto, e tentar todo dia novamente, as coisas só irão piorar, e não posso reclamar, por que eu não fiz a minha parte também, né?

Fiquei pensando como eu poderia representar a cortesia no meu álbum ... e, procurando nas minhas fotos, encontrei uma dos meus pais, em um dia de passeio no MON, quando formos ver a exposição do artista plástico holandês Maurits Cornelis Escher.
A foto, foi tirada quando eles estava caminhando no túnel de acesso ao "olho" do museu, que é uma ala a parte e onde sempre têm algumas exposições  ... 'diferentes'.
O que quero mostrar aqui, é que, o simples fato de meu pai oferecer o braço para minha mãe, eu considero uma cortesia, que ao longo dos anos, aprendemos com ele. Minha mãe, desde que me lembro da minha vida adulta, sempre teve alguma dificuldade de locomoção ... talvez por ter estado acima do peso por vários anos, e a diabetes ter causado alguns estragos ... então, nós sempre a ajudávamos durante as andanças mundo afora. Mesmo agora, depois de tantos anos e tantas mudanças na saúde dela (para o bem, graças a Deus!) ainda mantemos este hábito, e que as vezes se estendem à outras pessoas.

O que quero dizer é que, pequenos hábitos, como este, ou como dizer bom dia, boa tarde, boa noite, por favor e muito obrigada, além se demonstrarem uma boa educação, são pequenas cortesias diárias, que fazem bem tanto para nós, quanto para aqueles a quem as direcionamos ... e tornam o nosso mundo, mais bonito de viver!

Então, bora praticar um pouco mais de cortesia na nossa vida!!

Uma ótima sexta feira para quem passa por aqui !

Bjs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oba !! Adoro comentários !!

Obrigada !