terça-feira, 20 de maio de 2014

12 Virtudes - Compaixão



Olá Pessoas Queridas !!!


Hoje é dia de post do projeto 12 Virtudes, e o tema deste mês é, Compaixão.

Comecemos pelo nosso texto guia de todos os meses, compartilhado pela Pati Barbosa, na página do grupo:

Virtude 5 – Compaixão(Edição 140 Janeiro 2014– texto José Francisco Botelho)
“... quando nos compadecemos com aqueles que sofrem, compartilhamos com o outro a sua dor e o seu sofrimento.Fácil não é, mas é isso o que nos torna mais humanos e o que faz da nossa caminhada algo menos solitário. É a sensação de que temos sempre com quem contar”. 
“É fácil descer ao inferno: jamais as dores da espécie humana estiveram tão interconectadas. Por isso, a vida atual é um desafio frenético a todas as mentes praticantes da compaixão”. 
“Considerada a maior de todas as virtudes por religiões como o budismo e o hinduísmo, a compaixão é a capacidade humana de compartilhar (ou experimentar de forma parcial) os sentimentos alheios – principalmente o sofrimento”. 
“Devemos ser justos e caridosos, mas sem sofrer o que os outros sofrem”. 
“Em outras palavras: para agir com benevolência, não é preciso resvalar pelas barrancas do traiçoeiro rio da dor”. 
“A compaixão é a fonte de toda a justiça e de toda a moral; o ser que não a conhece está excluído da própria humanidade”. 
“... Ítalo Calvino descreveu em As Cidades Invisíveis: ‘Existem duas maneiras de não sofrer. A primeira é fácil para a maioria daspessoas: aceitar o inferno e tornar-se parte deste até o ponto de deixar depercebê-lo. A segunda é arriscada e exige atenção e aprendizagem contínuas: tentar saber reconhecer quem e o quê, no meio do inferno, não é inferno, e preservá-lo, e abrir espaço”.

Eu poderia relacionar vários exemplos de compaixão, mas sempre que penso nesta palavra, eu a relaciono à crianças e idosos, principalmente aqueles que vemos nas ruas, abandonados pelos seus, e deixados à sua própria sorte. Me dói o coração ver como muitas pessoas têm a capacidade de abandonar e oprimir estes seres que ainda não têm a capacidade de se defender, ou já lutaram tantas batalhas pela vida, que perderam as suas forças. E sempre penso, se eu teria coragem de abandonar meus pais ou minha sobrinha desta forma, e logo de imediato, eu mesma me digo um imenso NÃO!

Como em qualquer família, temos nossos desentendimentos, mas eu não abandonaria nem meus pais, nem ninguém da minha família, por nada deste mundo.

Então, em vez de procurar algo altruísta, eu preferi um exemplo dentro de casa mesmo, e encontrei uma dupla de fotos bem significativas, da minha sobrinha querida, Alice, com uns 2 anos, ajudando meus pais a subir um degrau. Não é uma coisa de outro mundo, mas ela foi tão fofa, pegando na mão de cada um deles, que ficamos admirados, como uma criaturinha tão pequena era capaz de um gesto tão grande, e sem ser pedido.

E ela sempre foi assim, sempre que ganhava um doce, ou algo que pudesse ser dividido, ela oferecia a todos e dividia sem pensar. Por isso amamos tanto ela!

Mas chega de blá, blá, blá, e vamos à minha página pronta:


Materiais utilizados:
- Página do binder Basic Grey
- Papéis, die cuts,  e chipboads Basic Grey
- Carimbos Sweet Stamp
- Carimbo colmeia
- Mini alfabeto Glitz

Obrigadinha a quem passa por aqui para olhar e ler meus post enoooooormes de sempre!!

Bjs,

3 comentários:

  1. Muito lindo, Ana! E sua sobrinha, um amor mesmo! Bjosss

    ResponderExcluir
  2. importantíssimo se colocar no lugar do próximo, eu amei ler as definições que você postou, Ana!
    E a página ficou lindíssima, arrasou ♥
    bom fim de semana ;-)

    ResponderExcluir
  3. Linda demais Ana!!!
    Um ótimo domingo para você.
    Beijosss

    ResponderExcluir

Oba !! Adoro comentários !!

Obrigada !