quarta-feira, 21 de abril de 2010

Resenha: Escola dos Sabores

Livro: Escola dos Sabores

Autor: Erica Bauermeister

Gênero: Romance

Editora: Sextante

224 Páginas

Escola dos Sabores

Sinopse

Todos os meses, na primeira segunda-feira à  noite, a cozinha do restaurante de Lillian se transforma na Escola dos Sabores.

Ali, um grupo de oito alunos se reúne para aprender deliciosas receitas. Ou pelo menos é isso que esperam que aconteça.

Ainda criança, Lillian descobriu sua paixão pela culinária e o poder que a comida tem de transformar a vida das pessoas. Por isso, sempre que inicia uma nova turma, ela observa os alunos atentamente, em busca de sua verdadeira motivação para estar ali.

A cada aula, ela lhes apresenta um novo desafio: nada de receita tradicionais, com quantidades definidas e descrição do modo de preparo. Em vez disso, coloca diante deles apenas alguns ingredientes essenciais e os convida a fechar os olhos e se deixarem levar pelos sentidos.

À medida que os pratos são preparados, o grupo mergulha num mar de sensações. O cheiro delicioso de um bolo no forno remete à infância num país distante e faz lembrar os momentos mais felizes e os mais difíceis de uma união de longa data. Uma pitada de orégano no molho de macarrão traz de volta uma triste história de amor. A firmeza de um tomate maduro desperta a coragem de se libertar.

Cada tempero, aroma e textura exerce um efeito mágico diferente sobre os alunos. Com o correr dos meses, eles têm a oportunidade de olhar para dentro de si mesmos e de conhecer uns aos outros. Ao fim do curso, terão descoberto muito mais do que os segredos da cozinha: paixões, vocações e amizades.

Escola dos Sabores é uma história comovente sobre o que de fato importa na vida. Você vai saborear cada capítulo e, depois de ler este livro, nunca mais fará uma refeição como antes.

Minha opinião:

A sinopse descreve com absoluta precisão o que sentimos ao ler este livro !!

Eu fiquei absolutamente apaixonada por este livro, ao ponto de sentir os aromas e sabores de cada receita apresentada, a dor, alegria, felicidade, tristeza, e toda uma enorme gama de emoções por qual cada um dos personagens passa e narra, entremeados às aulas de culinária …  Lillian, com a descoberta de seu dom; Claire, com o reencontro de seu “eu”; Carl com a superação de uma traição e a renovação de seu amor por sua esposa Hellen, que também precisa superar a traição cometida; Antonia, com a adaptação à um novo país e costumes; Tom, superando a dor da perda de sua querida Charlie; Chloe, superando seus medos e encontrando enfim o seu rumo; Isabelle, perdendo se em suas preciosas memórias mas também enfim encontrando sua felicidade; e finalmente Ian, que supera mágoas de infância, e passa a entender a alma artística de sua mãe e encontra um amor …

Cada memória e lembrança é apresentada ao sabor de uma receita diferente, e que nos faz ter vontade de estar juntamente com todos os alunos, na cozinha maravilhosa de Lillian, que, da mesma forma que encontrou seu rumo através da culinária, leva à todos os seus alunos a refletirem e tomarem seu rumos em busca da realização pessoal e da felicidade.

Vale bons momentos, ou melhor, vale ótimos momentos de leitura e claro, se você puder saborear acompanhada de um bom café, com biscoitinhos recém assados, ficará ainda melhor !!

Um comentário:

  1. Oi querida, saudades de vc, viajando muito? eu ando rsrsrs...em um mês fui 2 vezes pra Europa e uma para os EUA kkk loucura!!!!
    Adorei a capa desse livro, não parece papel de scrap? Adorei ver suas dicas de leituras, nossa, já quero uns quantos rs. Beijocas

    ResponderExcluir

Oba !! Adoro comentários !!

Obrigada !