sexta-feira, 23 de abril de 2010

DIA DO ESCOTEIRO

scout037

Conta a história que um jovem destemido chamado Jorge, que nasceu na Capadócia, no dia 23 de Abril do ano 303 da nossa era, aos 17 anos alistou-se na cavalaria e cedo se notabilizou pelo seu valor.

Certa vez chegou a uma cidade chamada Selem, perto da qual havia um dragão que devorava diariamente um dos habitantes da cidade tirado à sorte.

No dia em que Jorge ali chegou, tocava a sorte do sacrifício a Cleolinda, filha do rei. Tanto os habitantes da cidade como o rei estavam desesperados e diziam que era impossível salvar a princesa.

Jorge entendeu que ela não devia morrer e desafiando o perigo foi atacar o dragão, que vivia num pântano próximo e matou-o, apenas com uma lança.

O rei muito satisfeito, em troca do seu ato de bravura, disse que lhe oferecia o que ele desejasse, e chegou mesmo oferecer a mão de Cleolinda em casamento, mas Jorge como cavaleiro que era, agradeceu mas recusou, pois o que ele tinha feito fora de boa vontade e não tinha em idéia qualquer tipo de recompensa.

Com o tempo, este jovem teve outras conquistas igualmente notáveis. A Igreja Católica, no cumprimento de seus preceitos, considerou que pela sua ousadia e bravura era digno do título de Santo. Por isso hoje a imagem que vemos do jovem sobre o dragão é atribuída a São Jorge.

Baden Powell desejou que todo jovem que vive o escotismo tenha um forte compromisso com Deus e esta é a razão porque buscou-se, dentro dos santos da igreja católica, um que pudesse ser o Patrono dos Escoteiros.

São Jorge é o Patrono dos Escoteiros, e no Dia de São Jorge, ou seja 23 de Abril, festeja-se também o Dia Mundial do Escoteiro.

Como escoteiros, devemos seguir o exemplo de Jorge, primeiro porque tal como ele, o escoteiro não deve fugir às dificuldades e para ele nada é impossível. Segundo porque também os escoteiros tomaram o compromisso de auxiliar os outros sem pedir recompensas em troca ( lembrem-se do seu compromisso de honra)

Senhor, Te agradeço por ter me feito Teu escoteiro. Ajuda-me a honrar e cumprir todos os dias a minha promessa. Que o Teu coração se agrade de mim e assim eu possa cumprir a Tua vontade.
Amém.

escoteiros001

Olá pessoas queridas !!!

Para quem pergunta, sim, eu já fui escoteira. Ou melhor, fui guia, por que quando entramos no movimento escoteiro eu já estava na idade limite de transição entre a tropa escoteira e a tropa guia.

E era um verdadeiro programa de família, pois todos os membros da minha família acabaram de uma forma ou outra incorporando o movimento escoteiro, e que eu posso dizer hoje, fez uma grande diferença em nossas vidas.

Foram momentos de diversão e aprendizado, e que, no meu caso específico, eu só deixei de lado por que as exigências da vida adulta e profissional falaram mais alto.

E, em um momento de nostalgia, resolvi este ano compartilhar a mensagem recebida do meu grupo escoteiro de origem, enviada aos seus membros.

Eu sei que temos muitas outras coisas que se comemoram no dia de hoje, mas este ano resolvi enfocar o movimento escoteiro.

Sempre Alerta !!

E à todos uma boa noite.

Bjs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oba !! Adoro comentários !!

Obrigada !