segunda-feira, 23 de julho de 2012

Glossário de Scrap - LETRA "G"



Gabarito – Também conhecido como Template. É uma régua-molde utilizada para se marcar os contornos dos desenhos. É usado também para marcar os pontos de corte e/ou dobras de alguns elementos. Existem também os gabaritos de costura onde se tem um molde de furações para posterior costura à mão.

Gel Medium - É uma substância de dispersão acrílica com a espessura de gel de cabelo. O gel medium vem em uma variedade de espessuras e propriedades, mas a sua finalidade básica é alterar a consistência ou a aparência de tinta acrílica. Também pode ser utilizado para dar mais brilho às pinturas feitas com tintas acrílicas, sempre misturando o gel com a tinta antes de aplicá-la. Solúvel em água.

Genealogia - Estudo da descendência de uma pessoa ou família através de seus ancestrais, e geralmente envolve o desenho da árvore da família (árvore genealógica).

Gesso acrílico - Definido como sendo um primer*, é indicado para preparar uma base estável, em tecidos (algodão cru, lona, brim, etc ) e outras superfícies porosas (madeira, cerâmica, papel, papelão, etc), para pintura com tintas a óleo ou acrílicas e colagens, evitando uma absorção em demasia a tinta e contribuindo para uniformizar seu efeito e manter os tons das cores. Bastante flexível, pode também ser utilizado para corrigir imperfeições e para criar efeitos de relevo em peças de madeira, gesso, cerâmica etc. Solúvel em água, tem acabamento opaco e secagem rápida.
* primer: Fundo base, que é a camada essencial a qualquer pré pintura, ela garante a aderência da tinta a superfície que se deseja trabalhar.
Giz Pastel – Bastonete de pintura opaca e macia utilizado para colorir diversos materiais. Este produto possui grande poder expressivo e pode ser aplicado sobre papel ou tela. O giz pastel é similar ao pastel seco usados em trabalhos artísticos, porém mais macio.

Glass accent – Adesivos transparentes de letras ou figuras com toque envidraçado.

Glass Beads – Vidrilhos.

Glossy acents - É uma cola relevo tridimensional com acabamento brilhante. Usado para acentuar, iluminar, dimensionalizar e ampliar áreas distintas em qualquer trabalho de scrapbook ou artesanato em geral.
Glossy Paper - Papel de qualidade, brilhante, para impressão de fotos. É projetado para fazer fotos impressas nítidas, vibrantes e mais como uma fotografia tradicional. O seu manuseio deve ser cuidadoso pois pode rapida e facilmente ficar marcado por impressões digitais e sujeira.

Glue dots - São pontos de cola dupla face que aderem instantaneamente a qualquer superfície. Disponíveis em vários formatos/tamanhos podem ser permanentes ou removíveis. Muito usados para a fixação de botões e metais. Podem ser encontrados de várias marcas, mas a mais conhecida se chama mesmo com “Glue Dot”, que é uma marca registrada. http://www.gluedots.com/glue.html

Guilhotina ou 'Trimmer' – Ferramenta utilizada para cortar papel.

GC ou 'Gift Card' – Vale-presente

Ghost Shapes – formas feitas com acetato ou transparência. Muito usado no scrapbooking artesanal.



Veja AQUI, as referências de pesquisa do glossário.


Nota: Faltou alguma palavra? Tem alguma dúvida? Escreva um comentário que eu procuro o significado, ou uma explicação, e depois te respondo, ok?

E não esqueça de deixar seu contato para que eu possa te retornar !!

Obrigada!

3 comentários:

  1. Adoro a letra G, hehe!!! Por que será?
    Muito legal seu glossário!
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ana Lu! Acompanho sempre teu glossário... tenho aprendido muitas coisas contigo! :)
    Senti falata de algumas palavrinhas no G, tais como gesso, gel medium, glossy accents...
    Longe de ser uma crítica, só estou querendo contribuir com um glossário que já me ajudou muito ;)
    Beijos e boa semana!

    ResponderExcluir
  3. Oi Tá !!

    Que bom que você me lembrou destes outros itens ... às vezes dá um branco, e é tanta coisa para lembrar que só assim com os comentários e a ajuda de vocês que dá para melhora mais a lista !!

    Obrigadinha !! Vou pesquisar e incluir na lista em breve!!

    Bjs

    ResponderExcluir

Oba !! Adoro comentários !!

Obrigada !