quarta-feira, 23 de abril de 2014

Dia internacional do livro




Olá pessoas queridas !!!


Hoje é o Dia Internacional do Livro, e como vocês sabem, adoro ler!

Encontrei na wikipédia uma explicação sobre origem deste dia: 


"O Dia Internacional do Livro teve a sua origem na Catalunha, uma região da Espanha.

A data começou a ser celebrada em 05 de Abril 1926, em comemoração ao nascimento de Miguel de Cervantes, escritor espanhol. O escritor e editor valenciano, estabelecido em Barcelona, Vicent Clavel Andrés, propôs este dia para a Câmara Oficial do Livro de Barcelona.

Em 6 de fevereiro de 1926, o governo espanhol, presidido por Miguel Primo de Rivera, aceitou a data e o rei Alfonso XIII assinou o decreto real que instituiu a Festa do Livro Espanhol.

No ano de 1930, a data comemorativa foi trasladada para 23 de abril, dia do falecimento de Cervantes.

Mais tarde, em 1995, a UNESCO instituiu 23 de abril como o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, em virtude de a 23 de abril se assinalar o falecimento de outros escritores, como Josep Pla, escritor catalão, e William Shakespeare, dramaturgo inglês.

No caso do escritor inglês, tal data não é precisa, pois que em Inglaterra, naquele tempo, ainda utilizava o calendário juliano, pelo que havia uma diferença de 10 dias apara o calendário gregoriano usado em Espanha. Assim Shakespeare faleceu efetivamente 10 dias depois de Cervantes."

Bom, curiosidade saciada, agora, vamos a parte scrapística deste dia .... como vocês também já sabem, estou no projeto de Scrap+Leitura, que é o Smash Literário, e para isto, temos um grupo fechado de participantes.
E, lá na página do projeto de Leitura, fizemos um grupo para uma troquinha de marca páginas, que agora venho mostrar aqui:







Claro que me entusiasmei e já fiz mais alguns, para algumas amigas leitoras, que elas logo, logo, estarão recebendo!

E vocês, gostam de ler? No meu blog de leitura tem as minhas resenhas dos livros que leio, e dos livros aqui do projeto, passem lá para dar conferir!


Bjs e até mais,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oba !! Adoro comentários !!

Obrigada !