segunda-feira, 2 de julho de 2012

Glossário de Scrap - LETRA "D"



Dauber - Pequena carimbeira usada para "untar" parcial ou totalmente a estampa dos carimbos.


Dauber Duo - Carimbeira dupla em formato de aplicador, com tintas de diferentes cores em cada uma das duas extremidades

Deacidification - Processo onde se utiliza uma reserva alcalina alta para aumentar o pH do papel, neutralizando a acidez existente e prevenindo que o papel se torne ácido novamente.

Deacidification Spray - Spray que neutraliza a acidez de papéis, documentos, etc .

Debossing - baixo relevo.

Decalque - Também chamado de Rub-on ou Transfer.

Decorative-edged scissors - Tesouras com fios decorativos diversos, utilizadas para enfeitar as bordas de papéis e outros elementos.

Design - Organização visual das fotos, enfeites e journaling (anotações, diário) que constituem uma página finalizada.

Designer - Profissional que desenha ou cria as estampas dos papéis e outros elementos. Esta denominação também é conferida, no Scrapbooking, aos profissionais que elaboram o design de uma página ou projeto.

Die Cuts - São figuras pré-cortadas de papel que podem ter vários formatos e tamanhos.

Die Cut Machine - Máquina usada para se cortar os die-cuts. Ver também Sizzix e die cuts .

Die Ink - Almofada de carimbo (carimbeira) a base de água que possuí secagem rápida (geralmente desbota com o tempo).

Dingbats - Fontes de computador compostas por desenhos, figuras ou mesmo fotos vetorizadas. Estas fontes podem ser utilizadas ao digitar-se, pelo teclado. Cada letra do teclado equivale a uma figura.

Distressed paper - Papel amassado, gasto ou envelhecido, com a ajuda de técnicas e materiais especiais como lixa, água, tintas, etc.

Distressing - Técnica que consiste em fazer com que alguma coisa pareça bem usada, gasta, um pouco “suja”, estragada e desbotada.

Distress Ink - Almofada de carimbo (carimbeira) a base de água utilizada para dar um aspecto envelhecido e com aparência de usado às páginas de scrapbooking, cartões, tags, etc.

DL – Download

Doodles / doodling - Figura, desenho ou rabisco desenhado ou escrito despretensiosamente; arabesco. Tipo de desenhos que caracterizam o estilo Freestyle.

Double-Mount - Consiste em um fundo ou background feito com dois papéis diferentes para fixar uma fotografia.

DPI (Dots Per Inches) - Pontos por polegada. Resolução de imagem para impressão. Em scrap normalmente é utilizado o valor de 300 dpi´s, para impressão ou revelação como foto.

Dry-embossing - Técnica de relevo através de pressão (Veja "Relevo").

Dye - Produto em pó solúvel em água, similar a anilina. Encontrado em diversas cores, ele é utilizado para colorir papéis e outros materiais.

DYI – Sigla para o termo “Do It Yourself” que quer dizer, ‘faça você mesmo’. Geralmente acompanhado de fotos e demonstrativos/tutoriais, de como fazer determinada coisa.

Dymo - Rotuladora manual que serve para escrever palavras em relevo para colocar nas páginas de scrapbooking, como enfeite ou no journaling.


Veja AQUI, as referências de pesquisa do glossário.

Nota: Faltou alguma palavra? Tem alguma dúvida? Escreva um comentário que eu procuro o significado, ou uma explicação, e depois te respondo, ok?

E não esqueça de deixar seu contato para que eu possa te retornar !!

Obrigada !

2 comentários:

  1. esse Glossário de Scrap está demais, Ana, adoro! É bom rever alguns conceitos que eu já tinha até esquecido e descobrir outros!!

    Beijos e boa semana

    ResponderExcluir
  2. Demais Ana Lu, estou amando tudo isto.
    Bjos

    ResponderExcluir

Oba !! Adoro comentários !!

Obrigada !