segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Glossário de Scrap - LETRA "L"


Lamination (laminação) - Item 'ensanduichado' entre duas peças de folhas transparentes adesivas. Muitas vezes usado para proteger documentos frágeis e fotos.

Layer - Camada. Nos programas como o PS, PSP e PI, cada item adicionado corresponde a uma camada diferente, onde pode-se manipular cada uma individualmente.
Layering - Técnica de se fazer várias camadas com o papel, sobrepondo uma folha a outra, criando um efeito de "escada" ou "degrade".

Layered Template ou LT - Arquivo em formato PSD (Photoshop) formado por diversas camadas e usado para criar layouts. É como se fosse uma página pronta, porém nesta você pode escolher os papéis e elementos da sua preferência para montar. Pode inclusive mudar a posição de cada camada criando assim várias páginas com o mesmo template.

Layout (LO) - É um esboço mostrando a distribuição física e tamanhos de elementos como texto, gráficos ou figuras num determinado espaço. Também utilizado para referir-se à página de scrap propriamente dita.

Letter Templates – Régua, com formato de letras, feita de plástico ou metal.

Light Box (Caixa de luz) - Uma mesa pequena, ou caixa com uma lâmpada instalada, onde a luz utilizada para gravação de relevo seco (dry emboss) ou visualização negativos. Pode ser elétrico ou usar baterias/pilhas.

Lightfast (resistente à luz) - O material colorido que resiste ao desbotamento, mesmo quando exposto à luz natural ou artificial.
Light stability (Estabilidade à luz) – É a capacidade de um material para resistir à degradação quando exposto a luz. Os materiais que não são estáveis a luz podem tornar-se frágeis, descolorados, e reagir negativamente com materiais vizinhos (os itens podem aderir uns aos outros, tornarem-se pegajosos, elástico ou flexíveis, através de ‘sangramento’ ou manchar o outro item).
Lignin Free (Livre de lignino)– Papel livre de lígnia que pode conter, no máximo, 1% desta substância (lignino.).

Lignino, Lígnia ou Lignin – A lígnia é uma substância ácida natural presente na madeira. É um tipo de fibra encontrada em várias plantas e madeiras que servem para dar rigidez e força a estas. A lígnia (presente em papéis e outros produtos) irá, com o passar do tempo, tornar estes materiais ácidos, desbotando-os e enfraquecendo-os. O ideal é que sejam lignin-free.

LSS – Abreviação para “Local Scrapbook Store.”, ou loja local de scrapbook




Veja AQUI, as referências de pesquisa do glossário.

Nota: Faltou alguma palavra? Tem alguma dúvida? Escreva um comentário que eu procuro o significado, ou uma explicação, e depois te respondo, ok?
E não esqueça de deixar seu contato para que eu possa te retornar !!

Obrigada!

Um comentário:

Oba !! Adoro comentários !!

Obrigada !