segunda-feira, 11 de junho de 2012

Glossário de Scrap - LETRA "A"




ABR – Ferramenta “Brush” nativa do Photoshop e Photoshop Elements.

Accent - É qualquer enfeite que colocamos nas páginas de scrapbooking. Podem ser feitos de papel, botões, miçangas, e qualquer outro material.

Acetato - Folha fabricada em plástico ácido que, com o decorrer do tempo, causa a deterioração e o desbotamento de fotos, papéis e documentos.

Acid – Ácido. Substância química que faz com que o papel e a fotografia se deteriorem com o tempo.

Acidez - Inimigo número 1 das fotografias. Procure sempre utilizar material sem acidez (acid-free) com as fotos. Se não for possível utilizar todo o material sem acidez, procure fazer com que o material com acidez não esteja em contato direto com as fotos. Em geral, se o produto usado não indica se é sem acidez, provavelmente ele possui acidez.

Acid Free - Termo usado quando um produto contém um nível de pH acima de 7.0. Um produto acid-free é livre de acidez e seguro para ser usado em scrapbooking.

Acid Migration - É a transferência da acidez de um item para outro através do contato de um produto livre de acidez com um produto ácido.

Acrilic Paint - Tinta acrílica que pode ser utilizada para pintar papéis, metais e outros enfeites que compõem uma página de scrapbooking.

ActionAplicativos de programas gráficos que efetuam efeitos em “ações”. Facilitando o trabalho do designer.
Adhesives – Adesivos. Colas, fitas adesivas ou qualquer outro produto que faz com que dois elementos fiquem grudados.

Adesivo não permanente - Adesivo que pode ser descolado sem causar danos. O mesmo que reversible adhesive.

AF/LF (Acid-free/lignin-free) – Descreve produtos que são “seguros” para uso.

Aging - Técnica que consiste em fazer com que alguma coisa pareça envelhecida, amarelada e antiga.

Álbum – É um fichário ou livro onde é possível a colocação de páginas de scrapbooking. Podem ser de diversos tamanhos, modelos e formatos, variando inclusive a forma como são acondicionadas as páginas de scrapbooking.

Álbum 3-Ring-Binder - Álbum do tipo fichário que possui três anéis, onde se pode prender folhas de plástico protetoras para organizar as páginas de scrapbooking.

Álbum ABC - Álbum em que se procura desenvolver o tema principal com palavras ou adjetivos começando com todas as letras do alfabeto.
Por exemplo, para fazer um álbum da filha, a mãe poderá explorar cada página com palavras tais quais: A - amável, amiga, adorável...; B - bela, bondosa, baixinha, ...; C - carinhosa, cuidadosa, e assim por diante.

Álbum (ou Página) Cronológico(a) - O álbum cronológico é organizado de acordo com o tempo (ordem, período) em que as fotos foram tiradas. Assim, as fotos mais antigas aparecem antes das mais recentes.

Álbum Decorado - Também conhecido como "Álbum de Memórias", tem origem na palavra inglesa "Scrapbook", cuja tradução ao pé da letra significa "livro de retalhos". Neste álbum, além de fotos, procuramos complementar o tema com enfeites, lembranças e textos para documentar o evento.

Álbum Espiral - Álbum encadernado com arame espiralado geralmente sem plástico e número de páginas pré-definidos. Esse tipo de álbum é geralmente utilizado quando se deseja fazer páginas sobre um tema único.

Álbum Magnético - Esses álbuns não são realmente magnéticos. Eles possuem uma camada adesiva na página aonde se afixa as fotos, e o protetor de página (de plástico) é usado para cobrir as fotos, expondo-as a restos de adesivo do protetor. Alguns desses álbuns possuem acidez e lígnia. Outros se dizem seguro para as fotos (photo-safe). De qualquer forma, é bom evitá-los nem que seja por causa da fina camada de adesivo que ficará sobre as fotos.

Altered/Altering – Item alterado através de alguma técnica de scrap. Por exemplo, um LO em um CD.
Altered book - Técnica especial onde se usam livros antigos como base para o scrapbooking, ao invés de papel.

Álbum Temático - Álbum feito sobre um único tema. Os álbuns temáticos mais comuns geralmente são sobre aniversário, amor, Natal, bebê, viagens, etc.

Alcalino - Substâncias alcalinas possuem solução nutritiva com alto nível de pH, superior a 7.0. Produtos alcalinos são utilizados para neutralizar a acidez.

Aplique - Colocação de pedaços de tecido para formar um desenho específico.

Archival - Termo usado para descrever uma técnica ou produto usado para preservar artefatos, recordações e outros itens.

Archival Mist - Produto utilizado para tornar o papel livre de acidez.

Archival Quality - Termo sugerido quando queremos dizer que uma substância ou produto é quimicamente estável, durável e permanente. Na prática, significa que a qualidade do produto é adequada para o arquivamento e a preservação.

Artist Trading Cards - São os famosos ATC’s, pequenos cartões (medindo aproximadamente 6.5 x 9cm) feitos com o propósito de serem trocados com outras pessoas. Estes cartões também podem ser usados como enfeites de páginas, altered books, etc.

Awl - Ferramenta pontuda que serve para fazer furos em couro e outros materiais


Veja AQUI, as referências de pesquisa do glossário.

Nota: Faltou alguma palavra? Tem alguma dúvida? Escreva um comentário que eu procuro o significado, ou uma explicação, e depois te respondo, ok?
E não esqueça de deixar seu contato para que eu possa te retornar !!
 
Obrigada!

3 comentários:

  1. Ana você se supera sempre! Esse glossário tá muito legal e eu diria que bem atualizado também, tem muitos glossários rolano na net, mas nem todos incluem as nocas tendências de equipamentos e técnicas. Obrigaço!
    bjkas da Paty

    ResponderExcluir
  2. Amei Ana Lu, estou descobrindo palavras que não conhecia.
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Muito legal, Ana Lu! Tenho aprendido bastante por aqui... Obrigada!
    Beijos,

    ResponderExcluir

Oba !! Adoro comentários !!

Obrigada !