quarta-feira, 22 de junho de 2011

Bandeirinhas de Festa Junina

050306

Olá pessoas queridas !!!

Sei que estou devendo postar o último LO da aula da Lari … prometo que posto amanhã!

Mas hoje vou fazer a minha primeira tentativa de postar um PAP … vamos ver se vai dar certo!

Aproveitando que estamos na época de festas juninas, montei umas bandeirinhas, para enfeitar uma … ops … ainda não posso falar, mas logo vocês vão ver as fotinhos!!

10

E um pouco sobre as origens das festas juninas:

Festas juninas, festa de São João ou festas dos santos populares são celebrações que acontecem em vários países historicamente relacionadas com a festa pagã do solstício de verão, que era celebrada no dia 25 de dezembro, segundo o calendário juliano (pré-gregoriano) e cristianizada na Idade Média como "festa de São João".

Essas celebrações são particularmente importantes no Norte da Europa — Dinamarca, Estónia, Finlândia, Letônia, Lituânia, Noruega e Suécia —, mas são encontrados também na Irlanda, na Galiza, partes do Reino Unido (especialmente na Cornualha), França, Itália, Malta, Portugal, Espanha, Ucrânia, outras partes da Europa, e em outros países como Canadá, Estados Unidos, Porto Rico, Brasil e Austrália.

No Brasil, recebeu o nome de junina (chamada inicialmente de joanina, de São João), porque acontece no mês de junho. Além de Portugal, a tradição veio de outros países europeus cristianizados dos quais são oriundas as comunidades de imigrantes, chegados a partir de meados do século XIX. Ainda antes, porém, a festa já tinha sido trazida para o Brasil pelos portugueses e logo foi incorporada aos costumes das populações indígenas e afro-brasileiras.

E agora vamos ao PAP:

Vocês vão precisar de :

- Folhas lisas ou decoradas a seu critério;

- Furadores: círculo escalopado de 2 e 3 polegadas, e círculo de 2 1/2 polegadas;

- Material básico (régua, estilete, base de corte, lápis e fita banana).

PAP 01

Comece fazendo um molde, para facilitar na hora de marcas as folhas para serem cortadas. O meu molde tem as medidas de 15cm x 20cm.

DSC01539-1Meu primeiro molde foi de 15cm x 15cm, mas achei que ela ficou muito curtinha, então acabei aumentando mais 5cm. Mas fica a critério de vocês acompanhar esta medida ou não.

Depois, marque as folhas com lápis, para facilitar na hora do corte.PAP 02

Corte as bordas do papel, se necessário, e também as bandeirinhas, nas linhas marcadas.PAP 03

Em cada folha de 30cm x 30 cm, específica de scrap, você consegue fazer 3 bandeirinhas.DSC01538-1

Agora, com os retalhos de papéis que restaram, vocês podem cortar os círculos, para enfeitar as bandeirinhas.PAP 04DSC01540-1

Depois de tudo recortado, é só começar a montar. Separe as cores e combine diferentes tons.

Eu não combinei as cores, procurei justamente fazer as cores bem descasadas, até mesmo por que tudo muito certinho e combinando não é a cara da festa junina ! (… isso sou eu que acho ok?).

Para cada bandeirinha separei um círculo de cada medida.DSC01546Coloque fita banana nos três círculos.DSC01547-1E monte a “flor” que vai no centro da bandeirinha.DSC01548-1E depois é só colar ela na bandeirinha … este é o resultado final:DSC01549-1

Nestas eu só usei papeis de bolinhas, mas também teria ficado bacana misturar inclusive as padronagens dos papéis … mais cara ainda de festa junina !! Aliás, quanto mais colorido, mais divertido !!

01[3]

E mantendo o clima, algumas músicas bem tradicionais de festa junina:

PULA A FOGUEIRA
autor: João B. Filho
Pula a fogueira Iaiá, 
pula a fogueira Ioiô.
Cuidado para não se queimar.
Olha que a fogueira já queimou o meu amor.
Nesta noite de festança
todos caem na dança
alegrando o coração.
Foguetes, cantos e troca na cidade e na roça
em louvor a São João.
Nesta noite de folguedo
todos brincam sem medo
a soltar seu pistolão.
Morena flor do sertão, quero saber se tu és
dona do meu coração.

 

CAI, CAI, BALÃO
Cai, cai, balão.
Cai, cai, balão.
Aqui na minha mão.
Não vou lá, não vou lá, não vou lá.
Tenho medo de apanhar.

CAPELINHA DE MELÃO
autor: João de Barros e Adalberto Ribeiro
Capelinha de melão
é de São João.
É de cravo, é de rosa, é de manjericão.
São João está dormindo,
não me ouve não.
Acordai, acordai, acordai, João.
Atirei rosas pelo caminho.
A ventania veio e levou.
Tu me fizeste com seus espinhos uma coroa de flor.


BALÃOZINHO
Venha cá, meu balãozinho.
Diga aonde você vai.
Vou subindo, vou pra longe, vou pra casa dos meus pais.
Ah, ah, ah, mas que bobagem.
Nunca vi balão ter pai.
Fique quieto neste canto, e daí você não sai.
Toda mata pega fogo.
Passarinhos vão morrer.
Se cair em nossas matas, o que pode acontecer.
Já estou arrependido.
Quanto mal faz um balão.
Ficarei bem quietinho, amarrado num cordão.

SONHO DE PAPEL
autor: Carlos Braga e Alberto Ribeiro
O balão vai subindo, vem caindo a garoa.
O céu é tão lindo e a noite é tão boa.
São João, São João!
Acende a fogueira no meu coração.
Sonho de papel a girar na escuridão
soltei em seu louvor no sonho multicor.
Oh! Meu São João.
Meu balão azul foi subindo devagar
O vento que soprou meu sonho carregou.
Nem vai mais voltar.

08

Bjs, aproveitem bastante as festas e cuidado com balões e fogueiras !!

 

Fontes:

Origens - http://pt.wikipedia.org/wiki/Festa_junina

Músicas - http://www.suapesquisa.com/musicacultura/musicas_festa_junina.htm

2 comentários:

  1. Oi Ana,
    Tentei deixar um comentário esses dias mas acho que não deu certo. Nos conhecemos na aula de encadernação, lembra? Adorei seu blog....bjo

    ResponderExcluir
  2. Ei eu conheço essas bandeirinhas !!!

    Lindas de viver !!!
    uhauhauhauha

    ResponderExcluir

Oba !! Adoro comentários !!

Obrigada !